Prefeitura lança programação para mês dedicado às mulheres

Por - em 37

Na manhã desta terça-feira (1º), durante um café da manhã servido no Hotel Caiçara, foi lançada a campanha “Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres”. O evento é uma realização da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), com atividades que se estendem até o dia 31 deste mês. O lançamento contou com a presença de autoridades dos governos Municipal e Estadual.

Com o tema “Mulheres de João Pessoa – Orgulho, Visão e Cidadania”, a campanha é uma forma de homenagear as servidoras da prefeitura e reafirmar o compromisso da gestão municipal com as políticas para as mulheres. A secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, que representou o prefeito Luciano Agra no evento, ressaltou que “a luta contra a desigualdade é cotidiana, não se restringe a um mês específico. Dentro da gestão, por exemplo, ainda é difícil convencer que os mecanismos e políticas públicas de igualdade de gênero são importantes e indispensáveis ao nosso crescimento”.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, enfatizou que a meta dessa campanha é dar visibilidade ao que a secretaria vem realizando ao longo dos últimos seis anos, com uma agenda de discussões que destaca as conquistas e avanços, mas atém-se principalmente ao que precisa ser melhorado. “Desde 2005, temos a chance de pensar o dia 8 de março. A data não é apenas para receber flores, mas para pensar ações e políticas com recorte de gênero, consolidando o compromisso de uma cidade mais igualitária. Precisamos resgatar esse dia como um dia de luta”, argumentou.

Sede própria – A secretária Estelizabel Bezerra aproveitou o momento e adiantou que, em breve, o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra terá sede própria. Ainda segundo ela, há um diálogo entre os governos o municipal e estadual para estender as ações desse centro à região metropolitana de João Pessoa. “Já somos um modelo para o Estado, que agora tem a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. Queremos continuar solidários e trabalhando conjuntamente”, disse ela. O Centro, cujo objetivo é acolher, orientar e apoiar as mulheres em situação de violência, oferece atendimento psicológico, social, jurídico e de arte-educação.

Programação – Atividades relativas ao Mês da Mulher acontecerão em diversos espaços da cidade. “Daremos visibilidade às ações e políticas realizadas pela PMJP no fortalecimento da cidadania das mulheres. Serão atividades de formação, cultura, arte, prestação de serviços, inaugurações, entre outros eventos”, complementou Nézia Gomes. Confira a programação completa no link: bit.ly/mulher2011