Prefeitura lança site de monitoramento da dengue e entrega kits aos agentes de endemias

Por - em 161

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou nesta terça-feira (3) o site Sala de Situação da Dengue, que torna público para a população da capital dados e indicadores da doença. Na ocasião, o prefeito Luciano Agra entregou 350 kits de trabalho para os agentes de endemias da vigilância ambiental do município compostos por camisa pólo, colete, boné, protetor solar, prancheta e bolsa.

Segundo o prefeito, a gestão busca cada vez mais criar condições objetivas para que os agentes façam o seu trabalho com vontade e prazer. “Consideramos que é importante investir em políticas públicas voltadas para o servidor, garantindo que eles tenham orgulho de fazer o que fazem e unindo forças no combate ao mosquito da dengue, porque se os indicadores têm um saldo positivo, isso é resultado de um trabalho em equipe”, afirmou.

Para Agra, o novo site, que foi desenvolvido pela equipe WEB da Secom-JP, será um importante instrumento de transparência sobre os trabalhos que são desenvolvidos junto à população com o objetivo de combater a proliferação do mosquito e atender as ocorrências. “Tenho a concepção de que uma cidade se constrói com legitimação social, por isso a prefeitura avança constantemente nos diálogos com a população. Com isso, criamos condições para dar sustentabilidade às políticas de combate ao mosquito e contribuindo para que as pessoas se sintam seguras com os serviços oferecidos”, refletiu.

A secretária de Saúde, Roseana Meira, afirmou que o momento se caracteriza como um marco. “Nossas ações mostram que superamos obstáculos, desafios e que aprendemos com o processo. Dialogamos com a população e com os agentes de saúde, fazendo a diferença. Os indicadores da dengue são positivos e essa é a prova de que com o diálogo temos a capacidade de avançar e podemos ir mais além”, destacou.

Site – O site Sala de Situação da Dengue já está no ar e pode ser acessado através do endereço www.joaopessoa.pb.gov.br/dengue. No local, a população poderá encontrar a agenda de mobilização das equipes, indicadores da dengue no município de João Pessoa, boletim epidemiológico atualizado mensalmente, dados técnicos para profissionais da área de saúde, orientações sobre atendimento e redes credenciadas, notícias e publicações para os agentes de endemias e a população.

“Nosso objetivo é tornar público o que a secretaria de Saúde está fazendo para controlar essa endemia nas comunidades. Nós temos indicadores de que 287 casos foram notificados desde o início do ano até agora e no ano passado, no mesmo período, foram notificados 980 casos. Isso mostra uma redução de 60%, resultado do nosso trabalho contínuo”, explicou Talita Tavares, diretora de Vigilância em Saúde da SMS.

Conquista de todos – De acordo com Edson Cruz, presidente das associações de bairro, esse é um momento histórico para a categoria dos agentes de endemias. “Depois das inúmeras lutas e conquistas, vemos que prevaleceu o diálogo com a prefeitura. Com isso, ganham os serviços de saúde e a população de João Pessoa”, pontuou.

A agente de endemias Célia Marques festejou os resultados. “Estou feliz por poder me reunir com meus colegas e celebrar os índices alcançados. Isso tudo é resultado do companheirismo e força da gente e da valorização do prefeito. Quero saudar também esse novo canal de comunicação que mostra que a gente trabalha e trabalha da forma correta.