Prefeitura lança terceira fase da campanha de respeito à faixa

Por - em 53

O programa de Travessia para Pedestre entra em sua terceira fase na próxima quarta-feira (21), quando a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da STTrans, lança mais uma etapa da campanha de respeito à faixa de pedestre. O evento será realizado na Escola Municipal José Américo, localizada na Rua Cel. Augusto F. Maia, s/n, no bairro do mesmo nome, a partir das 9h. Os convidados – secretários, servidores do órgão e imprensa – serão recebidos com um coffee break.

Antes do início da solenidade os participantes assistirão a uma apresentação da banda marcial da própria escola e dos Agentes Jovem, que farão uma performance sobre o tema. Na seqüência, o superintendente Deusdete Queiroga mostrará dados sobre o trânsito em João Pessoa. Em seguida, haverá a apresentação das peças publicitárias da nova campanha e que serão veiculadas nos meios de comunicação (rádio, jornal,TV e outdoor) da Capital. Após a apresentação, o prefeito Ricardo Coutinho fará um pronunciamento encerrando o evento.

A expectativa do superintendente Deusdete Queiroga para o lançamento dessa nova fase da campanha é bastante positiva. “Nós temos números e as pessoas percebem que a campanha da faixa tem tido um resultado muito bom desde sua primeira fase, em 2005”, ressaltou.

Na opinião do titular da pasta, os condutores e pedestres de uma maneira geral têm obedecido ao apelo das campanhas feitas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e respeitado a travessia na faixa. “A nova campanha vem numa hora boa, inclusive, por ser início do verão com a presença muito forte de turistas na nossa Capital”, ressaltou Deusdete.

Solidariedade e civilidade
– Essa terceira fase vai servir de plataforma para o lançamento de uma campanha de humanização do trânsito e evitar que, ao longo do tempo, as campanhas de respeito à faixa percam força.

A nova campanha pretende contribuir para fazer do respeito à faixa um foco de respeito à vida dentro de um ambiente regido pela lei do mais forte – no caso o veículo. Este ano a campanha de respeito à faixa ganhou reforço com a parceira da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP).

Ações – A STTrans intensificou a sinalização horizontal nas principais vias da cidade, reacendendo as faixas para dar mais visibilidade aos pedestres e motoristas. Em toda a cidade existem aproximadamente 800 faixas.

Início – O programa de Travessia para Pedestre foi lançado em 22 de agosto de 2005 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso da faixa de pedestre, contribuindo para a humanização do trânsito e redução nos atropelamentos em travessias de via.