Prefeitura leva ‘feira de serviços’ para comemorar 23 anos do Valentina

Por - em 14

Os moradores do Valentina Figueiredo vão comemorar neste sábado e domingo (27 e 28) o aniversário do bairro, com uma grande festa ao lado do Centro de Referência da Cidadania Félix. Diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa vão levar uma série de serviços para a comunidade.

Na última terça-feira (23), o bairro completou 23 anos de sua fundação. Mesmo ainda com ares de caçula, o bairro que nasceu com nome de conjunto residencial atingiu a maturidade potencial dos principais bairros da cidade de João Pessoa, tornando-se o lar de mais de 54 mil habitantes.

Além dos shows culturais, serviços de utilidade pública e de infra-estrutura, serão oferecidos à população expedição de carteira de identidade, de trabalho e do registro civil; informações sobre o Programa Bolsa-Família, balcão de direitos, atividades de prevenção de doenças e esportivas. A comunidade também será beneficiada com pinturas do meio fio, recuperação de praças e vias, limpeza dos terrenos públicos, sinalização vertical e horizontal, dentre outras.

A Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) disponibilizou 50 homens, que já estão concluindo ações de varrição, roço, coleta, limpeza de terrenos e pintura de meio-fio nas ruas do bairro. Além disso, no dia do evento, a Autarquia vai levar o projeto ‘Emlur Cidadã’ e agentes de limpeza e fiscais vão realizar visitas aos moradores levando informações sobre educação ambiental, acondicionamento correto do lixo e os problemas que o resíduo jogado em local inadequado causa. Além disso, a Emlur montará uma tenda, onde as pessoas poderão solicitar serviços, esclarecer dúvidas, encaminhar reclamações ou elogios.

Já a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) está revitalizando a sinalização horizontal e vertical – marcação dos eixos nas vias, recuperação e implantação das faixas de pedestres – poda das árvores que estejam impedindo a visão das placas, limpeza, recuperação ou substituição das placas deterioradas. No dias da festa, a superintendência também estará com um espaço reservado para a divulgação das ações de educação no trânsito.

Vários artistas do bairro do Valentina de Figueiredo vão se apresentar no palco que será montado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), além de proporcionar toda a estrutura de iluminação e som para os shows.

Programação Cultural e prestação de serviços
Local: Campo da Marquise

Sábado – 27 de outubro

7h – Acorda Valentina
Teste de glicemia e verificação de pressão arterial
8h -Passeio ciclístico com início no City Park e término no Campo da Marquise
9h -Início das atividades das Secretarias da Prefeitura de João Pessoa e prestação de serviços

Seminário “Belezas, Meio Ambiente e Segurança nas Praias do Sol e Barra de Gramame”

Palestras: direitos do consumidor, violência contra a mulher, educação para o trânsito, escola aberta, reciclagem do lixo, gravidezna adolescência, DST/AIDS, esportes e prevenção contra as drogas

Feira de economia solidária

Balcão de Direitos

10h -Instalação do Escovódromo e ônibus oftalmológico
14hs -Grupo Axé Capoeira
Apresentação do Xadrez Humano
Amistoso de futsal com equipes sub-11, sub-13, sub-17 e feminino, no Ginásio Odilon Ribeiro Coutinho e do CPDAC
Futevôlei na Praça Félix Cahino
16h – Amistoso Futebol de Campo Veteranos Campo do Bahia
18h- Apresentação da Banda 5 de agosto
19h – Ato Ecumênico no Palco do Campo do Marquise

Domingo – 28 de Outubro

7h – Abertura dos torneios esportivos de Vôlei de Dupla, Futsal, Futebol e Espiribol
9h -Abertura com a Banda Machado de Assis
10h – Apresentação do Grupo Baticumlata
16h – Show com o Grupo Auto falante
Escola de Capoeira Afro-Nagô
Jiu-jítsu, tae-kwon-do, judô e kick boxer na Praça do Mercado Público do Valentina
17h – Grupo Legionários do Rap
18h – Apresentação de MC Pedão
Premiação das equipes campeãs dos torneios esportivos
20h – Exibição do vídeo João Pessoa: 1000 dias
Show musical com MC Tota
Show com D´Cabelera
Show com Planeta das Cores