Prefeitura libera acesso ao sistema ‘Jampa em Mapas’

Por - em 65

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através Secretaria de Planejamento (Seplan), liberou o acesso ao ‘Jampa em Mapas’, um sistema de informação municipal que reúne mapas virtuais interativos da Capital com dados sobre a organização geográfica da cidade. O serviço foi lançado no mês passado e entra agora em sua segunda fase, podendo ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa conectada à internet.

Ao todo, 59 setores urbanizados de João Pessoa estão disponíveis para visualização. É possível visualizar quadras, lotes, limites entre terrenos e bairros, fazer buscas de ruas ou acidentes geográficos. A ferramenta também permite gerar mapas customizados com apenas os dados desejados. Até em então, a única possibilidade de obter mapas com esses dados era por meio da Secretaria de Planejamento.

O ‘Jampa em Mapas’ pode ser utilizado por engenheiros, arquitetos, geógrafos, cartógrafos, estudantes, advogados, gestores urbanos e por qualquer pessoa interessada em conhecer a cartografia da cidade. A ferramenta cobre os 210 quilômetros quadrados (km²) de João Pessoa e permite, entre outras coisas, traçar uma radiografia da malha urbana e avaliar o impacto ambiental da expansão da cidade.

O sistema utiliza o aplicativo para web i3Geo (Interface Interativa para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento), que reúne um conjunto de softwares livres para a análise de dados geográficos. Por ser um software livre, não exigiu custo para sua aquisição. A ferramenta está disponível no site da Prefeitura, no link joaopessoa.pb.gov.br/jampaemmapas