PMJP libera novos contratos do Empreender Mulher e firma parceria com o Senac

Por - em 69

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou na tarde desta sexta-feira (30), a última ação do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres. A liberação de novos contratos do ‘Empreender Mulher’ e a assinatura de parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) marcaram a solenidade que aconteceu no auditório da Federação do Comércio de João Pessoa (Fecomércio), no Centro.

Nézia Gomes, Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, disse que a gestão vem contribuindo para a autonomia das mulheres e o desenvolvimento da cidade. “Encerramos o Mês com mais uma ação concreta da Prefeitura de João Pessoa. Essa parceria com o Senac e a liberação de novos contratos do Empreender Mulher simbolizam algumas das ações que ao longo do ano a Prefeitura realiza em benefício da autonomia financeira das mulheres”, disse a Secretária.

Benefício – Oito mulheres foram beneficiadas com os novos contratos do Empreender, que totalizando R$ 14.900,00 em empréstimos. “Sou artesã e cantora. O Empreender vai me ajudar na compra de um computador para montar um blog de divulgação das minhas bijuterias”, disse Lua Isa, uma das beneficiadas.

Parceria – A assinatura do termo de compromisso com o Senac formaliza os cursos de qualificação profissional e formação social que estão sendo oferecidos a 100 mulheres referenciadas em ações e serviços da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM). São cursos de cabeleireira, manicure e pedicure, vendedor, camareira e auxiliar de cozinha.

“A Prefeitura de João Pessoa tem sido uma grande parceira na articulação de mulheres para a qualificação profissional. Isso firma a missão que o Senac tem em desenvolver essa política social que visa à inserção de pessoas no mercado de trabalho”, disse a Diretora de Planejamento do Senac, Vera Vasconcelos.

Sayonara Cardoso, que é acompanhada pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, disse que o curso poderá proporcionando outras oportunidades de emprego. “Sou formada em História, mas atualmente estou desempregada. Este curso é mais uma qualificação em meu currículo e quem sabe posso até conseguir um emprego através dele”, disse.

Programa – O Empreender Mulher é uma estratégia da Prefeitura de João Pessoa, dentro do Programa Empreender, a favor da autonomia econômica e social das mulheres. O limite máximo de empréstimos é de R$ 6.220,00, o equivalente a 10 salários mínimos.

Para se inscrever, as interessadas não podem ter renda pessoal superior a um salário mínimo; devem ser maiores de 18 anos, morarem em João Pessoa há mais de seis meses, não possuir nome no SPC ou Serasa; nem ter débito superior a um salário mínimo. Terão prioridade nos processos de inscrição, mulheres vítimas de violência doméstica, trabalhadoras informais, além de grupos referenciados em programas, projetos e ações da PMJP.

Mês da Mulher 2012 – Durante todo o mês de março a Prefeitura realizou várias ações educativas, informativas e culturais, alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Foram rodas de diálogos, feira de mulheres empreendedoras em movimento, entrega de casa pelo programa de habitação, oficinas sobre saúde da mulher, ação de saúde para as servidoras, passeios ciclísticos, caminhadas, seminários, entre outras ações.