Prefeitura mostra investimentos em infra-estrutura, durante audiência popular

Por - em 62

A quarta etapa do ciclo do Orçamento Democrático 2007 foi encerrada na noite desta quinta-feira (20) com a realização da terceira audiência popular setorial no ginásio da Escola Municipal João XXIII, no bairro dos Novais. As secretarias de Planejamento (Seplan) e da Infra-estrutura (Seinfra) prestaram contas das ações promovidas pelo Governo Municipal na cidade e apresentaram o plano de ações e serviços para 2008, com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). Cerca de 500 pessoas compareceram ao evento, entre delegados/as, conselheiros/as e a população de diversas regiões orçamentárias.

A coordenadora do Orçamento Democrático, Sandra Marrocos, deu as boas-vindas aos presentes e convocou o grupo lutar para que este instrumento de democracia participativa permaneça na cidade de João Pessoa. “A cidade de João Pessoa está bem mais cuidada e isto é fruto do trabalho de todas e todos. Temos ainda muito a fazer e esperamos nos reencontrar no próximo ano”, disse a coordenadora.

O secretário de Planejamento do município, Luciano Agra, foi o primeiro a apresentar as ações que a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo. Ele explicou como funciona, quais as funções da pasta e os benefícios que a cidade está recebendo. “Temos muita satisfação em anunciar estes resultados, que mostram com muita clareza o esforço que o prefeito Ricardo Coutinho e toda a sua equipe tem feito para colocar João Pessoa em primeiro lugar”, afirmou o secretário.

Dentre as obras apresentadas na audiência, destacaram-se aquelas da habitação social, com 1.336 casas sendo construídas no conjunto habitacional Colinas do Sul; a reforma e construção de Unidades de Saúde da Família e de Farmácias Populares; iluminação de avenidas e ruas e ainda a construção de novas escolas e de Centros de Referência da Educação Infantil (Creis), todas com recursos próprios.

Luciano Agra também mostrou os valores que estão sendo investidos nestas obras e falou sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que vai trazer benefícios para as famílias que moram próximo aos Vales do Jaguaribe e do Sanhauá.

Infra-estrutura – A execução de todas estas obras fica por conta da Secretaria da Infra-estrutura (Seinfra). O secretário João Azevedo falou sobre os três eixos que norteiam as ações da Secretaria e também apresentou mais obras que estão no planejamento da Prefeitura, algumas já estão prontas ou em fase de conclusão. Dentre elas, estão as reformas nos mercados públicos (Central e do Valentina), a construção do Centro de Comércio do Varadouro e o da Frutuoso Barbosa, reforma de praças, recuperação de pavimentação, construção das alças da Beira Rio, duplicação da Avenida Pedro II, reformas de hospitais e investimentos em saneamento ambiental, que deixará 100% saneado bairros como o das Indústrias, Três Lagoas e o Ernani Sátiro. “Em dois anos e meio esta gestão realizou inúmeras melhorias, obras que estão por toda a parte, boa parte delas com recursos próprios. A população está acompanhando essas mudanças estruturais e, por isto, estamos aqui prestando contas a vocês”, ressaltou João Azevedo.

Próxima etapa – O ciclo orçamentário 2007 será concluído nos próximos meses, com a realização da quinta e última etapa, que é a Avaliação do Ciclo do Orçamento Democrático. Nela, a população, a equipe do OD e a gestão vão avaliar todas as etapas do Orçamento Democrático, buscando refletir sobre o impacto da gestão democrática e popular na melhoria da qualidade de vida dos/as moradores/as de João Pessoa. A Coordenadoria do Orçamento Democrático se organiza agora para realizar a entrega da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2008 à Câmara de Vereadores/as.