Prefeitura oferece oficina de alternativa alimentar para mães do Peti

Por - em 22

Cinqüenta mães vinculadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) vão participar da ‘Oficina de Alternativa Alimentar’, nesta sexta-feira (26), na Sala de Culinária do Senac da Capital. A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa (Consea), formado por membros da sociedade civil organizada e do Governo Municipal. As participantes pertencem às comunidades de Mumbaba e Muçumagro. A iniciativa faz parte das ações ligadas à política nutricional adotada pela atual gestão.

O diretor de Trabalho, Renda e Economia Solidária (Dtrecosol) da Sedes, Ronildo Monteiro, disse que serão oferecidas duas turmas, sendo cada uma com 25 participantes pela manhã e o mesmo número de alunas à tarde. “A oficina é em comemoração à Semana Mundial de Alimentação, que tem este ano o tema ‘Direito à Alimentação’. A escolha pelas mães do Peti se deu porque elas já estão sendo qualificadas para a produção de alimentos, com a perspectiva de incluí-las no mercado de trabalho”, observou.

A oficina dessa sexta-feira vai focalizar assuntos sobre aproveitamento integral do alimento e alimentação saudável. As aulas serão ministradas por nutricionistas do Consea. A iniciativa também é uma espécie de complemento no processo de qualificação dessas mulheres que já estão sendo acompanhadas pela Sedes, como explicou Ronildo.

Entre as ações da política nutricional desenvolvidas pela secretaria para este grupo está a implantação de uma cozinha de inclusão produtiva em Mumbaba e outra em Muçumagro. A perspectiva é que os dois equipamento públicos sejam entregues até o final deste ano.