Prefeitura oferece tratamento homeopático para crianças

Por - em 343

Luiz Carlos Lima

homeopatiainfantilequilibriodoser_fotogilbertofirminoUm serviço oferecido pelo o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics), Equilíbrio do Ser, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), tem despertado a atenção de pais de crianças e a procura pelo serviço cresceu nos últimos meses. Com cerca de 30 novos pacientes por mês, o tratamento à base de homeopatia – que lida com remédios naturais – tem sido utilizado de modo paralelo ao tratamento alopático – que utiliza remédios convencionais. A maioria dos casos trata de problemas respiratórios e os pais que passam pelo local têm elogiado a eficácia do tratamento.

Especialidade reconhecida no país há mais de 30 anos pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira – oferecida inclusive em alguns ambulatórios mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) -, a homeopatia é, ao mesmo tempo, alvo de ceticismo e alternativa terapêutica – e não terapêutica alternativa – interessante para muitos que não encontraram na Medicina convencional a solução para problemas como, medos e fobias, episódios repetidos de infecções, alergias e distúrbios de comportamento e do sono, entre outros.

A médica responsável pelo tratamento do Equilíbrio de Ser e também no Hospital do Valentina, Margarete Leite, explica que nos locais há procura de pais que aparecem de modo espontâneo e que são encaminhados pela Atenção Básica da saúde pública. “A homeopatia não é muito conhecida, mas está se difundindo e conquistando os pais. Nos ambulatórios, muitos médicos já indicam a homeopatia como tratamento paralelo ao uso de corticóides e antibióticos”, esclarece a médica.

No Equilíbrio do Ser cerca de 90% dos casos atendidos se referem a problemas respiratórios. “Os pais procuram o tratamento homeopático para evitar o uso prolongado de corticóides e antibióticos. O objetivo é fazer com que o próprio médico que utiliza a alopatia”, destacou. Embora os problemas sejam semelhantes, a médica responsável explica que o tratamento deve ser individualizado. “Nessa perspectiva, entre as centenas de medicamentos para tratar uma rinite alérgica, por exemplo, deverá ser escolhido aquele que combine o perfil orgânico, emocional e psíquico do paciente e as características de sua rinite – maior ou menor congestão nasal, mais ou menos espirros, coceiras intensas ou não”, disse.homeopatiainfantilequilibriodoser_fotogilbertofirmino-3

Pais aprovam tratamento – Os pais que procuram o tratamento da homeopatia dizem que há melhoras significativas no quadro clínico dos filhos. “Eu não conhecia a homeopatia, mas fui indicada pelo médico para complementar o tratamento da bronquite da minha filha de 4 anos. Estamos na sétima consulta e ela está muito bem, sem as crises que tinha antes”, relatou a dona de casa, Joseana Bezerra, que acompanha a filha.

A aposentada Cremilda Barros também é adepta da homeopatia há muitos anos. Toda a família é adepta do tratamento terapêutico alternativo. Atualmente, a aposentada acompanha o tratamento da neta de 2 anos e 7 meses no Equilíbrio do Ser. “A família já conhece o tratamento e só temos elogios ao trabalho desenvolvido pela doutora Margarete Leite. Mais uma vez a homeopatia está servindo para curar a minha neta que tem problemas respiratórios”, declarou.

 Equilíbrio do Ser – O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser já realizou mais de 120 mil atendimentos em quatro anos de funcionamento. O serviço faz parte da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa e, atualmente, oferece à população 25 tipos de terapias, entre individuais e coletivas.

As práticas integrativas têm como finalidade a prevenção à saúde, ofertando qualidade de vida e buscando retirar os excessos de medicamentos de seus usuários. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nas práticas integrativas são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

homeopatiainfantilequilibriodoser_fotogilbertofirminoServiço – Existem duas formas para ter acesso ao serviço. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar diretamente o Equilíbrio do Ser, de segunda a quinta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e na sexta-feira, das 14h às 17h30.

No primeiro atendimento, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada, onde é desenvolvido o Plano Terapêutico Singular, dando início assim ao tratamento. Ele recebe uma carteirinha com o dia, hora, a prática e o nome do terapeuta que irá acompanhá-lo durante o tratamento. As terapias são conduzidas por profissionais especializados.

O Equilíbrio do Ser está localizado na Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários. A rede de serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa ainda é composta por mais um Cpics: o ‘Canto da Harmonia’, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo.