Prefeitura participa da Expotec e apresenta experiência de sucesso do Portal da Transparência

Por Luiz Carlos Lima - em 203

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participou da Expotec, nesta sexta-feira (9), e apresentou a experiência de sucesso em transparência pública na palestra “Práticas e Tecnologias Aplicadas ao Desenvolvimento do Portal da Transparência de João Pessoa”, ministrada por desenvolvedores do site. O evento ocorreu no Centro de Convenções da Paraíba.

Além da questão da transparência associada à tecnologia, os desenvolvedores de Tecnologia da Informação apresentaram todas as questões que estão por trás do portal, a exemplo das ferramentas utilizadas na construção do portal. Os técnicos também mostraram ao público os recursos do portal e a melhor forma de utilização. Os técnicos da PMJP também explicaram todos os recursos de pesquisa dentro do portal.

O secretário de Transparência Pública (Setransp), Ubiratan Pereira, lembrou que o objetivo da palestra foi compartilhar o processo de desenvolvimento do Portal da Transparência, que ajudou a definir tendências para a implementação de ferramentas na esfera pública. “A ideia foi apresentar aos programadores e interessados na área, o funcionamento da máquina pública e como realizar pesquisa. É importante destacar as adaptações nas práticas de gerenciamento de software”, destacou.

O evento – Com o tema “Impacto da digitalização na sociedade brasileira”, a Expotec oferece ao público 63 palestras e 18 oficinas, além da feira com exposição de projetos de inovação de universidades e empresas. O evento teve início nesta quarta-feira (7) e termina nesta sexta-feira (9).

O evento, que é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal na Paraíba (IFPB) e Unipê, é organizado pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). Além de contar com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O portal – Mais fácil de usar, interativo e com mais informações, o novo Portal da Transparência oferece uma plataforma ainda mais ampla para tornar possível uma maior participação e controle social sobre todos os passos dados pela gestão. A nova versão do portal foi lançada no mês de julho, incrementando o controle social da PMJP, que é reconhecida como uma das cidades mais transparentes do Brasil.

O modelo antigo do portal já recebeu vários prêmios, e foi reestruturado para oferecer um acesso ainda maior a todos os dados do governo municipal, inclusive com acessibilidade em Libras, garantindo o exercício da cidadania através de qualquer dispositivo.