Prefeitura participa de campanha do Dia Municipal de Paz no Trânsito

Por - em 62

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) vai participar da campanha ‘Dia Municipal de Paz no Trânsito’ que vai ser realizada de 15 a 24 de janeiro. O evento tem o objetivo de promover a discussão e a conscientização dos condutores sobre a violência no trânsito e os perigos da ingestão de bebida alcoólica ao dirigir.

A campanha será lançada no domingo (15) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Fundação Fátima Lopes, e conta ainda com a participação do Batalhão de Policia de Trânsito (BPTran), Câmara Municipal de Vereadores (CMJP), Departamento de Trânsito (Detran), Policia Rodoviária Federal (PRF), Samu, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Pedala Jampa, Mães na Dor, Movpaz, Proativa Cursos, Paz no Trânsito e do Sistema Correio de Comunicação.

Educativo – A equipe de educação para o trânsito da STTrans e as entidades participantes da campanha farão abordagens a condutores e pedestres em bairros, shoppings e bares de João Pessoa chamando a atenção para o respeito e prudência no trânsito. Na ação serão distribuídas pulseiras com frases de conscientização, panfletos educativos convidando as pessoas a participarem da campanha e adesivos. Fitas brancas serão colocadas no retrovisor do veículo que for abordado pela blitz, pedindo a paz no trânsito.

O diretor de trânsito da STTrans, Cristiano Nóbrega considera a iniciativa importante para mostrar a sociedade os problemas que são enfrentados hoje no trânsito da cidade. Ele disse que com uma campanha educativa forte em bares e restaurantes, além de uma fiscalização rigorosa o número de acidentes de trânsito tende a diminuir. “Vamos convocar todos os servidores dos órgãos para participar e colaborar para construir um trânsito mais seguro e consciente”, afirmou.

A coordenadora da educação para o trânsito, Gilmara Branquinho, também ressaltou a importância de ação proposta por iniciativa privada, órgãos públicos e sociedade civil. “Essa campanha é uma maneira de chamar a atenção de todos para um trânsito mais seguro e com menos acidentes. Vamos fazer a nossa parte”, explicou a coordenadora.

O Dia Municipal de Paz no Trânsito, que foi instituído no dia 24 de janeiro, pela Lei 11.973/2010, de propositura do vereador Bruno Farias, é uma homenagem à defensora Pública Fátima Lopes, morta em um acidente na avenida Epitácio Pessoa, e a todas as outras vítimas da violência no trânsito.

Confira a programação:

15/01 – Início da campanha com anuncio no jornal impresso;

17/01 – Adesivagem

Horário: 17:00

Local: Bancários (em frente à praça da Paz)

18/01 – Adesivagem

Horário: 17:00

Local: Cruz das Armas (Mercado)

19/01 – Café da manhã no posto Beira Rio, onde ocorrerá um grande “twitaço” para divulgação do evento que ocorrerá dia 24/01/2012.

Horário: 06:45h

Local: posto da Beira Rio (Afrânio)

Posto 99 com pessoal do “Pedal Jampa” para firmar parceria e colocação de fitas brancas nas bicicletas simbolizando a paz.

Horário: 19h

Local: Posto 99

20/01 – Ação educativa itinerante; Adesivagem.

Horário: 18:00 (início)

Local: Bessa Shopping, Vila São Paulo, Dona Branca, Chopp Time.

22/01 Ação no Fest Verão: distribuição de material educativo e de fitas brancas.

Horário: 16:30 a 17:30

Local: Entrada do Fest Verão.

Obs.: Ir de branco

23/01 – Ação educativa: cada órgão faz sua ação e chamamento para o dia         24/01/2012.

24/01 – Café da Manhã / aferição de pressão arterial / exposição de cruzes representando as vítimas de trânsito / exposição de fotos e de carros batidos

Horário: 06:00 – 08:30

Local: Busto de Tamandaré

Grande abraço da paz com a participação de entidades e órgãos públicos e ainda da sociedade civil.

Horário: 12:00h

Local: Cruzamento entre a Epitácio Pessoa e a av. João Domingos, local onde ocorreu o acidente que vitimou Fátima Lopes e os membros da família Ramalho.

Início do evento

Horário: 18:00

Local: Busto de Tamandaré (Palco Principal)

Depoimentos de vítimas e familiares;

Apresentação de vídeos;

Missa de falecimento de dois anos de Fátima Lopes;

Banda Gospel (com participações especiais de Renata Arruda, Paulo Sergio e Daniel; Forró das Minas; Samba da Elite; Ala Ursa; Nando Cordel);