Prefeitura participa de evento sobre bibliotecas públicas no RJ

Por - em 28

Pela primeira vez a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participará do XVII Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas, o V Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas e o I Colóquio Latino-Americano sobre Serviços Bibliotecários e Comunidades Indígenas. O evento acontecerá a partir desta terça-feira (9) até a sexta-feira (12), no Rio de Janeiro.

Na quarta-feira (10), o coordenador da Biblioteca Municipal, Marcos Paulo de Farias, irá apresentar o trabalho intitulado “Biblioteca Municipal de João Pessoa: uma reflexão”.

“É um projeto pioneiro, que saiu da universidade e foi ao encontro do público. Vamos mostrar nossa experiência positiva no encontro, pois muitas bibliotecas funcionam sem contar com o apoio acadêmico de uma universidade”, diz Marcos Paulo, referindo-se ao projeto pedagógico de parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e a UFPB.

Segundo ele, a participação ativa neste evento, incluindo a Paraíba nas discussões nacionais e internacionais sobre o tema, é um grande avanço. “Estamos muito felizes. A equipe da Biblioteca Municipal, formada por bibliotecários e estagiários de biblioteconomia, vibrou muito com a notícia. É o reconhecimento de um trabalho que está dando certo”, acrescenta.

O evento, cujo tema geral é “A Biblioteca Pública e a Diversidade Cultural”, congrega bibliotecários, profissionais das áreas afins, professores, pesquisadores, estudantes e usuários interessados na temática. Na programação, atividades como: conferências proferidas por professores estrangeiros convidados; apresentação de trabalhos; lançamento de livro; e reunião com coordenadores dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. O encontro acontece no Auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), na capital fluminense.