Prefeitura participa de mobilização no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Por - em 21

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado neste sábado (15), será lembrando em João Pessoa com uma ação educativa que deve contar com a participação de 400 voluntários. Eles percorrerão as praias de Tambaú e Penha, recolhendo o lixo deixado por banhistas e conscientizando as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente. O trabalho começa às 8h30 e prossegue até o meio-dia. O grupo de percussão Baticumlata vai animar o evento. A expectativa dos organizadores é recolher 10% de resíduos a menos do que no ano passado, em sinal de que o trabalho de conscientização vem surtindo efeito.

A ação é promovida em todo o mundo pela organização não-governamental The Ocean Conservancy, em parceria com a ONG australiana Clean UpThe World e patrocínio da Coca-Cola. Em João Pessoa, o evento ganhou o apoio da Prefeitura da Capital, de entidades e ambientalistas. Além de disponibilizar caminhões para recolher o lixo, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) estará presente no evento com cerca de 40 funcionários do quadro administrativo que abraçaram a causa como voluntários.

Duas equipes se concentrarão no Busto de Tamandaré e na Igreja da Penha para dar início ao trabalho. Todos os voluntários receberão um kit, composto por boné, camiseta, sacola plástica e lanche. Após a coleta, o material recolhido será pesado, separado e encaminhado para reciclagem.

No ano passado, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias aconteceu apenas na Praia de Tambaú, com a participação de 300 voluntários, que percorreram 1,2 quilômetros, recolhendo 70 quilos de resíduos (dos quais 40% eram plástico). A estimativa da Coca-Cola Guararapes, que organiza o evento na Capital, é reunir em Tambaú cerca de 300 voluntários que devem percorrer o trecho entre o Busto de Tamandaré e o Hotel Tambaú. Outros 100 voluntários deverão fazer o mesmo trabalho entre as praias da Penha e do Seixas.