Prefeitura participa do ‘Fórum de Debates – a Paraíba na Rio+20’

Por - em 98

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participa nesta sexta-feira (25), do ‘Fórum de Debates – a Paraíba na Rio+20’, que acontece das 8 às 17h no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O governo municipal será representado no encontro pelas Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), Educação e Cultura (Sedec) e Meio Ambiente (Semam).

O objetivo do Fórum é promover o debate e a mobilização com toda sociedade civil sobre as propostas da Paraíba referentes à questão sócio-ambiental brasileira, como diretrizes das políticas públicas e regionais. O documento (Carta da Paraíba) será encaminhado à reunião da Cúpula dos Povos, prevista para acontecer durante a Rio+20, entre os dias 13 e 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.

A Cúpula dos Povos é um evento paralelo a Rio+20, que vai reunir milhares de pessoas no Aterro do Flamengo (RJ), de 15 a 23 de junho, com o intuito de cobrar dos governos ações ambientais com ênfase no desenvolvimento sustentável.

Algumas propostas que serão apresentadas pela Secretaria das Mulheres durante o Fórum foram discutidas durante a realização da Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada em agosto de 2011.

Fórum – O ‘Fórum de Debates a Paraíba na Rio+20’ é coordenado pela Rede Paraibana de Educação Ambiental na Paraíba (Rea), em parceria com a Rede Brasileira de Educação (Rebea), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), além de outras instituições locais.

Rio+20 – A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). O evento deve contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Este ano, a Conferência terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª sessão, em 2009. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.