Prefeitura premia mulheres que fizeram história na cidade

Por - em 26

Vinte e cinco mulheres foram homenageadas no fim da tarde desta sexta-feira (7) pela Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento, que faz parte da programação da campanha ‘Cidadania Ativa para as Mulheres’, teve como principal objetivo dar destaque àquelas que contribuíram para a construção histórica da cidade e na luta consolidação dos direitos femininos. A solenidade aconteceu no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), Centro da Capital.

Entre as que receberam o troféu ‘Mulheres fazendo história, patrimônio da cidade’ estava há atriz Zezita Matos, que tem 50 anos de teatro. “Num País onde as mulheres, negros, crianças e velhos ainda são discriminados, uma homenagem como essa é sempre destaque. Quero dividir tudo isso com todas as mulheres. Eu sou uma privilegiada, pois além de seguir uma carreira, eu também formei uma família, tive filhos e netos”, destacou Zezita.

Para a juíza Rita Gadelha, que também tem formação em pedagogia, a homenagem foi uma surpresa. Aos 78 anos de vida, ela ainda integra o movimento nacional de meninos e meninas de rua. “Durante toda a minha vida trabalhei muito em favor da educação e das crianças. Representei a Paraíba na campanha nacional da merenda escolar e tive a oportunidade de conhecer todos os municípios e seus problemas. Fico feliz pela homenagem, que pelo o que me consta é a primeira do tipo realizada pela Prefeitura”, observou a magistrada.

Também foram homenageadas a cantora Gláucia Lima (Música); Dora Limeira (Literatura); Neide e Stela Paula (Dança); Sônia Lima (Jornalista); Laurineide (Educadora); a médica Ana de Lourdes (Saúde); Vó Mera (Cultura Popular); Luzenira (Sindicalista); as bancárias Ana Montenegro (Banco do Brasil) e Solange Maria de Carvalho (Caixa Econômica Federal); Maria Brasil (Economia Solidária); Fátima Santos Souza (Liderança Comunitária); Maria Salete (Movimento Populares); a vereadora Paula Frassinete; a Deputada Estadual Iraê Lucena; a agente de Limpeza Rosária Barbosa, a funcionária estadual Ana Targino (Secretaria de Saúde); servidora federal Socorro Brito (INSS); a feminista Glória Rabay; Eliza Mineiro (Representação Partidária); Mãe Renilda e Imã Augustina (representação religiosa) e a Tenente Ednalva (segurança pública). Além delas, receberam troféus 17 grupos que atuam na luta pelos direitos das mulheres.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Douraci Vieira, destacou a importância de reconhecer o valor de cada uma das mulheres. “Estão aqui mulheres que representam diversos seguimentos e que fazem parte da história da cidade de João Pessoa. Nada mais justo que essa homenagem”. A cerimônia foi encerrada com a apresentação da cantora e compositora paraibana Cátia de França.