Prefeitura prepara cidade e monitora som nas festas de fim de ano

Por - em 25

No mês em que as festas se multiplicam pela cidade, a Prefeitura de João Pessoa entra no clima de confraternização e, junto com os moradores, prepara as ruas e praças. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estão atuando todos os dias em diversos bairros. São jardineiros, paisagistas, engenheiros agrônomos e fiscais do meio ambiente que cuidam da cidade, atentos à segurança e à saúde de quem está trabalhando.

A Divisão de Fiscalização da Semam também está fazendo o monitoramento de som de festas e eventos, tanto diurnos quanto noturnos. Esse procedimento tem que ser solicitado à Semam pelos produtores e organizadores, que devem levar fotocópia dos documentos pessoais com 72 horas da antecedência.

A Semam fiscaliza o cumprimento ao limite de som, estabelecido pela legislação, que é de 55 decibéis para eventos realizados até a madrugada e que devem estabelecer um raio de 200 metros de distância de hospitais, quartéis, delegacias, igrejas e casas de repouso.

Segundo a chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Socorro Menezes, é preciso haver esse cuidado com o limite de som porque a cidade não para durante as festas. “Médicos cirurgiões continuam operando em hospitais e a tripulação das empresas aéreas pernoitam nos hotéis e pousadas. São profissionais que lidam com a saúde e a vida das pessoas e que precisam de um ambiente tranquilo para desenvolver seus trabalhos. Esta é uma época de confraternização e é neste clima que pretendemos manter a nossa ação fiscalizadora. É importante que todos tenham esse cuidado, mantendo a calma, respeitando vizinhos e procurando o diálogo”, observou.

Áreas verdes – Em relação às áreas verdes da cidade, é preciso também ficar atento para preservar a vegetação fixadora de dunas na areia das praias, que são bastante procuradas para festas de final de ano. A genetação é imprescindível para conter a erosão eólica. Sem ela, o vento retira a areia da praia que, por sua vez, evita o avanço do mar sobre calçadas e avenidas.