Prefeitura prepara delegados para eleições em regiões orçamentárias

Por - em 35

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) promoveu no sábado (25), no Centro de Vivências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um seminário preparatório para delegados do Orçamento Democrático, com o objetivo de capacitá-los às eleições de novas representações populares que têm inicio no mês de maio.

O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB); do vice, Luciano Agra, secretários municipais e os vereadores Sandra Marrocos (PSB) e Ubiratan Pereira (PSB). Representantes das prefeituras de Bayeux, Cajazeiras, Santarém e Mamanguape também participaram do seminário e puderam conhecer melhor a experiência da democracia participativa na Capital.

“Os delegados e delegadas do Orçamento Democrático realizam um trabalho fundamental para a cidade e por isto a Prefeitura conseguiu avançar muito com esta co-responsabilidade. Que outros municípios também possam implantar o Orçamento Democrático, a exemplo de Cajazeiras e Santarém”, disse o prefeito da Capital, acrescentando que “o processo democrático e popular está estabelecido em João Pessoa”.

Para debater com os delegados temas como orçamento público e participativo, controle social e políticas públicas, a Coordenadoria do Orçamento Democrático trouxe especialistas como a coordenadora da Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB, Maria de Lourdes Soares; o professor do Departamento de História da UFPB, Gustavo Tavares; o consultor técnico do Orçamento, Pedro Ruffo, e o auditor fiscal da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Paiva. Em suas apresentações, eles ressaltaram a importância da organização e formação popular para o exercício de uma fiscalização responsável sobre as ações dos governos.

Na ocasião, o calendário do ciclo do Orçamento Democrático foi apresentado pelo professor Gustavo Tavares, que chamou a atenção de todos para a segunda etapa, quando ocorrem as assembléias populares regionais, com a eleição de delegados nas 14 regiões orçamentárias.

O estudante de arquitetura e artista plástico, Joalisson Cunha, morador do Bairro do Róger, participou pela primeira vez de uma atividade do Orçamento Democrático e pretende se candidatar a delegado. “O que mais me impressiona nestas atividades é a crescente participação popular, e é onde o povo pode se expressar de maneira aberta, dizer mesmo o que pensa, e por isso eu irei me candidatar a representante da 10ª região para poder contribuir com a resolução dos problemas do local onde moro e também de toda a cidade”, disse o jovem artista, que se comprometeu a repassar todo o conhecimento aprendido no seminário à sua comunidade.