Prefeitura prepara Parque Solon de Lucena para Dia de Brincar

Por - em 50

O Parque Solon de Lucena vai estar mais bonito e colorido neste domingo (9). Nesta data, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai realizar mais uma edição do Dia de Brincar, em comemoração ao Dia das Crianças. Antes da montagem dos mais de 120 brinquedos e de toda a estrutura do evento, que vai ter show da banda Pato Fu, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) estão trabalhando em conjunto para fazer a poda de árvores e a limpeza da área, mobilizando mais de 150 agentes.

De acordo com a diretora de paisagismo da Semam, Cristiana Cavalcanti, na noite desta quarta-feira (5) a Semam vai disponibilizar três caminhões, 20 agentes e três engenheiros agrônomos para fazer a poda das árvores. “Vamos fazer este esforço concentrado para terminar este trabalho no mesmo dia”, diz Cristiana Cavalcanti. Ela afirma que os serviços serão feitos a partir das 19h para não comprometer o fluxo de pedestres e veículos no local.

Já a Emlur começou na manhã desta quarta-feira (5) a limpeza do anel interno e da área externa da Lagoa. Conforme o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac), Noé Estrela, diversas equipes, somando 120 agentes, estão limpando toda a área que vai receber o evento.

“Nesta quinta-feira (6) começa a pintura de meio fio e também vamos fazer o rebaixamento do gramado com cortadores de grama”, explica Noé Estrela. Segundo ele, todo o serviço deve ser finalizado até a sexta-feira (7).

No dia do evento a Emlur vai instalar 60 contentores de lixo, com capacidade de armazenamento de 240 litros, cada. “Além disso, quatro equipes de 20 agentes de limpeza estarão de plantão, totalizando 80 pessoas”, diz o diretor do Devac. Agentes da Semam darão orientações sobre a higiene do local,  preservação e cuidados com o meio ambiente.

Aproximadamente mil funcionários da PMJP foram convocados para trabalhar no Dia de Brincar. A segurança será feita pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil e uma empresa de segurança privada. Profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) darão apoio com equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros.

A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) vai interditar o fluxo de veículos na tarde do sábado para a instalação dos equipamentos e, no domingo, vai orientar os motoristas e pedestres que forem ao evento. As modificações no trânsito serão divulgadas na próxima sexta-feira. Mais de 40 ônibus vão circular na cidade, gratuitamente, em vários bairros, transportando as famílias até o local da festa.

Programação – O Dia de Brincar vai acontecer das 12h às 18h no anel interno e parte externa da Lagoa, e vai ter shows do grupo Pato Fu e Grupo Carroça de Mamulengos, além de circo e um parque de diversões com 120 brinquedos, que serão montados no local. Também haverá sorteios de brindes como bicicletas, vídeo games, bonecas e até aparelhos de TV e DVD. A expectativa da PMJP é atrair mais de 45 mil crianças e seus familiares neste ano.