Prefeitura prepara vias públicas para as comemorações da Semana da Pátria

Por - em 35

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) montou um esquema especial de manutenção das vias públicas e logradouros da cidade para as comemorações da Semana da Pátria (1º a 7 de setembro) no Centro e em mais dez bairros. As principais intervenções estão voltadas para as áreas da capinagem, poda de árvores, pintura de meio fio e avaliação das tampas de galerias.

As intervenções pela cidade acontecem no Centro como também no Costa e Silva, Ernani Sátyro, Funcionários II, Ernesto Geisel, Jardim Planalto, Mangabeira, Valentina, 13 de Maio, Mandacaru e Ilha do Bispo. Nesses locais, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emulr) está intensificando o trabalho de capinagem, varrição e pintura de meio-fio, bem como o recolhimento de entulhos e lixos, com a utilização de 145 agentes de limpeza.

Os trabalhos também abrangem a área do Centro a partir da avenida Duarte da Silveira até a Lagoa, percurso do tradicional desfile de 7 de setembro. A partir das 5h da manhã, uma equipe de 40 agentes de limpeza fará a última varrição da rua antes do desfile e, após o término do evento, entram em ação mais 80 profissionais além dos equipamentos de suporte: quatro caminhões compactadores, um caminhão pipa e cinco caminhões de carroceria aberta.

Co-responsabilidade – O diretor de Remoção de Resíduos Sólidos Urbanos da Emlur, Francisco Noé Estrela, afirmou que a intenção é manter as ruas limpas, contribuindo para que a população se sinta bem ao prestigiar o desfile. “A limpeza já proporciona um bem estar; então, ao intensificarmos este trabalho vamos incentivar a população a contribuir com a limpeza da cidade”, frisou.

Prevenção
– O trabalho de podagem de árvores e de jardinagem foi iniciado esta semana a partir do Centro da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) está com uma equipe de dez profissionais, que começaram os trabalhos pela Lagoa, onde existem mais de 900 árvores. Em seguida, a ação será estendida para as avenidas Getúlio Vargas e Duarte da Silveira.

O aspecto preventivo também está orientando os serviços das equipes da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), com sete equipes nas ruas verificando as condições das tampas de galerias, conhecidas como bocas-de-lobo. O objetivo é evitar acidentes na passagem dos participantes e dos carros durante o desfile.