Prefeitura promove capacitação para comerciantes com comércio à beira-mar

Por Carolina Queiroz - em 272

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza na segunda-feira (16), uma capacitação sobre a limpeza da orla/praia para 130 comerciantes com comércio à beira-mar. A ação, coordenada pelas Secretarias de Turismo (Setur) e Meio Ambiente (Semam), ocorre a partir das 8h30 às 13h, no Hotel Nord Luxxor, na Praia de Cabo Branco.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, a capacitação dos pequenos empresários e comerciantes é fundamental para que todos tenham acesso às informações sobre a legislação ambiental. “A Semam trabalha com fiscalização para cumprimento das normas ambientais, mas além de ser um ente fiscalizador, nossas ações têm caráter educacional. Quando nossos técnicos vão para as ruas e abordam os comerciantes, pequenos empresários, quando fazemos nossas vistorias, nossa abordagem tem sempre um caráter educativo. Nós acreditamos profundamente que só a educação pode transformar o comportamento das pessoas em relação ao cuidado com o meio ambiente”, concluiu.

Segundo a diretora do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), Maria Neide Moura Martins, a intenção é desenvolver ações de educação ambiental e intensificar o trabalho de limpeza na região da orla pessoense, que tem cerca de 25 quilômetros de extensão. “A ação será realizada para que a cidade permaneça limpa mesmo durante o réveillon e todo verão, período em que ocorre o aumento do fluxo de pessoas com a chegada dos turistas”, destacou.

A coordenadora salienta ainda que os comerciantes são parceiros da Prefeitura no trabalho educativo e de limpeza das praias. Eles se encarregarão de manter o espaço onde trabalham limpo e ainda abordarão os clientes levando informações sobre a campanha. “Os barraqueiros receberão informações sobre a coleta seletiva, para que essa forma de separação de resíduos seja implantada nos estabelecimentos”, completou.