Prefeitura promove mostra de oficinas artístico-culturais nesta quinta

Por - em 52

O Centro Intergeracional Sinhá Bandeira promove nesta quinta-feira (22), uma mostra com o resultado das oficinas artístico-culturais realizadas na unidade durante todo o ano. O evento terá início às 15h30, na Feirinha de Tambaú. Serão apresentados os trabalhos de trinta alunos que participaram dos cursos de dança do ventre, capoeira, canto, violão, dança terapia, artesanato em bijuteria, corte e costura e pintura em MDF. O Centro Intergeracional é uma unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop) da Sedes, Marcella Árbia, diz que esta é a primeira vez que o Centro realiza uma mostra com o resultado de suas atividades. “O Sinhá Bandeira tem um papel de promoção da cidadania através do acesso a oficinas artísticos culturais e de qualificação profissional para o público da grande João Pessoa”, comenta Marcella.

Marcella explica que a denominação de Intergeracional está ligada a uma das principais funções do Centro, que é o de promover o intercâmbio entre as gerações, incentivando o respeito e a compreensão entre as várias faixas etárias e classes sociais. “Acreditamos que através de momentos como este, possamos desenvolver a tolerância incentivando o amor às artes, a sensibilidade e a quebra das barreiras culturais. Consideramos isso um passo fundamental na busca de uma cidadania plena e abrangente”, finalizou.

Na avaliação da coordenadora do Centro, a atriz Sôia Lira, as metas traçadas foram alcançadas. “Temos cursos e oficinas sendo oferecidas e frequentadas e recentemente, fechamos uma parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) para o curso de cabeleireiros que superou nossas expectativas na participação dos alunos. Tivemos ainda o sucesso da oficina de cinema que encerrou com a montagem de um curta metragem – ‘O Beijo no Asfalto’, baseado na obra de Nelson Rodrigues, tendo como parceiros alunos do curso de comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)”.

A Unidade – O Centro Intergeracional tem o compromisso de atuar oportunizando aos moradores de diferentes comunidades de João Pessoa, vivenciarem atividades artístico-culturais, promovendo a elevação da auto-estima e, em alguns casos, a inserção no mercado de trabalho. O Centro Intergeracional estabelece uma relação de construção comunitária, visando o bem comum através da oferta gratuita de cursos e oficinas profissionalizantes, promovendo a participação, democratização e o acesso à cultura, para pessoas a partir de 16 anos. O endereço é rua Capitão Freire, 218, Expedicionários.