Prefeitura promove workshop para mulheres de comunidades carentes

Por - em 53

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) promove nesta sexta-feira (13) e sábado (14) o workshop ‘Roteiro para cinema – da ideia ao filme’, que será ministrado pela produtora e roteirista de um dos episódios do filme ‘5x favela – Agora por nós mesmos’, Manaíra Carneiro. As aulas acontecem das 9h às 16h, no Instituto de Educação da Paraíba (IEP), no Centro.

O workshop é direcionado a mulheres acima dos 18 anos, oriundas de comunidades carentes da Capital, e objetiva profissionalizá-las nas técnicas de formatação de roteiros para cinema e televisão. Foram disponibilizadas 25 vagas para o movimento de mulheres, Central Única das Favelas (Cufa), Projovem e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

“A ideia é dar oportunidade às mulheres, principalmente às jovens da periferia que gostam de cinema, mas que não têm condições de custear um curso. Queremos fortalecer a entrada das mulheres nesse universo do cinema, com a proposta de valorizar e estimular a produção de audiovisual feminina na nossa cidade”, explicou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes.

As participantes desenvolverão teoricamente métodos de escrita, abordagem de gêneros, sinopse, argumento e diálogo. Como exercício final do workshop, será desenvolvida uma história, que, segundo a coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza das Mulheres, Lúcia Silva, poderá ser transformada em vídeo.

“Através deste workshop, acredito que vamos revelar novos talentos e potencializar a capacidade criativa de cada uma destas mulheres, que não tiveram condições de participar de um curso de cinema, e agora, por meio da Secretaria de Mulheres, encontram esta oportunidade de poder entrar neste mercado de cinema e televisão”, disse Lúcia Silva.

Cinema e periferia – Na segunda-feira (16), Manaíra Carneiro vai ministrar a palestra ‘Cinema na Periferia’, às 19h, no Teatro Lima Penante, com entrada aberta ao público e participação da videasta paraibana Ana Bárbara Ramos. Manaíra vai contar sua trajetória no cinema brasileiro e a experiência de ter roteirizado e dirigido o episódio ‘Fonte de renda’, no longametragem ‘5xFavela – Agora por nós mesmos’, lançado em 2010.

Manaíra, que nasceu na Paraíba e atualmente mora no Rio de Janeiro, vem desenvolvendo oficinas de produção audiovisual no Complexo da Maré, conjunto formado por 13 comunidades cariocas, buscando desfazer os estereótipos criados pela mídia comercial e o próprio cinema em relação a quem mora nas favelas brasileiras. “Esta é uma missão que tenho como obrigatória. Por meio deste trabalho, estas pessoas se empoderam e podem falar sobre a sua realidade, com o olhar verdadeiro de quem mora nestas comunidades”, ressaltou.