Prefeitura prorroga a vacinação de idosos contra gripe até sexta-feira

Por - em 22

A vacinação contra a gripe para idosos a partir de 60 anos foi prorrogada até a próxima sexta-feira (16). Em toda João Pessoa existem cerca de 55 mil pessoas nessa faixa etária e, desse total, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já imunizou cerca de 68% e a meta é atingir 80% da população idosa. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está fazendo a cobertura da cidade, com 220 pontos de imunização, incluindo as Unidades de Saúde da Família, e a instalação de postos volantes em espaços públicos.

Equipes da SMS também estão vacinando nas residências aquelas pessoas que têm dificuldades de locomoção. Para solicitar o serviço, o idoso ou responsável deve contatar o telefone 3211-6740.

A campanha nacional de imunização do vírus influenza, causador da gripe, é uma forma de controle da doença, principalmente em períodos de chuvas e variações de temperaturas, onde a proliferação do vetor é mais propícia. Para garantir que a maioria da população recebesse a vacina, a PMJP também realizou uma série de atividades como alerta sobre os malefícios da doença.

Dicas – Os idosos têm mais pré-disposição às doenças respiratórias e a prevenção da gripe pode evitar que outros males se manifestem. Por isso, essas pessoas devem tomar a dose da vacina contra a gripe, que é gratuita. A única contra-indicação é para quem tem alergia grave ao ovo de galinha, cujo efeito colateral é o choque anafilático. É importante levar o cartão de vacinação para atualizar.