Prefeitura realiza ‘Semana Nacional da Voz’ nas 91 escolas municipais

Por - em 40

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai realizar, a partir desta quarta-feira (16) até a sexta (18), a ‘Semana Nacional da Voz’, evento que é promovido nacionalmente pelo Conselho Federal de Fonaudiologia. Na Capital, a atividade será coordenada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e vai ocorrer nas 91 escolas da rede municipal de ensino, envolvendo todos os alunos matriculados no Ensino Fundamental I, que compreende do 1º ao 5º ano. A ‘Semana Nacional da Voz’ tem como parceiros o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRF).

Com o tema ‘Seja amigo da sua voz’, a série de atividades pretende conscientizar os alunos da primeira fase para os cuidados necessários a uma boa conservação da voz. As ações no interior das escolas acontecerão de forma lúdica para facilitar a compreensão dos alunos sobre os danos vocais. Também haverá avaliações fonaudiológicas nas escolas.

Brincando e aprendendo
– “Como o público-alvo da nossa ação este ano serão as crianças matriculadas no Ensino Fundamental I, planejamos diversas atividades que mostram de forma lúdica a importância desse trabalho, buscando assim atingir o maior número de crianças, que vão aprender a cuidar da voz”, explicou Risélia Maria de Oliveira, fonoaudióloga da Sedec.

Durante os três dias da ação, todas as escolas receberão orientação simultânea envolvendo o tema. Em forma de teatro, serão ministradas diversas orientações, de maneira que os professores também se integrem. Após as apresentações teatrais, expositores abrem espaço à participação da comunidade escolar para que todos possam tirar dúvidas.

Avaliação – A fonoaudióloga Risélia Maria explicou ainda que além das apresentações e dos debates, as equipes prestarão um serviço de atendimento, onde os alunos que apresentem algum problema passam por uma avaliação fonoaudiológica e, se identificados sintomas de alteração na voz, serão realizados os devidos encaminhamentos.

Pelo menos 20 profissionais de fonoaudiologia estarão envolvidos na execução da ‘Semana Nacional de Voz’ nas escolas municipais da Capital. A programação de cada escola tem duração de cerca de duas horas, fazendo com que a equipe itinerante atenda aos 91 estabelecimentos da rede municipal de ensino nos três dias de realização.

“Atualmente o maior problema identificado entre as crianças em idade escolar é a disfonia ou rouquidão constante. Esse problema tem como principal causa a falta de cuidados cotidianos com a voz, como falar muito alto por exemplo. Durante essas intervenções nós queremos mostrar como é importante ter uma atenção especial com a voz e como cada um é responsável por esses pequenos cuidados diários”, explicou Risélia Maria.