Prefeitura realiza a segunda etapa de ‘Mostra de Dança das Escolas’

Por - em 24

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) promove nestas quarta (2), quinta (3) e sexta-feira (4), a segunda etapa da Mostra Didática de Dança das Escolas Municipais. O evento acontece no Centro de Arte e Cultura Municipal (Cacum), localizado no Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, reunindo cerca de 220 alunos de escolas da rede municipal de ensino, durante os turnos da manhã e da tarde. As atividades acontecem no turno da tarde, a partir das 14h30. A organização é da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

A mostra tem como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre a arte da dança e oferecer um maior contato com este universo. No início de março, foi realizada a primeira etapa e, neste segundo momento, a Sedec pretende aumenta ainda mais o alcance da ação, incluindo mais escolas municipais no festival.

Na programação desta segunda etapa, os alunos das escolas participantes irão realizar pequenas apresentações para os demais estudantes e professores presentes e, após essas exibições, será realizado um debate entre todos. “Esse debate foi pensado como forma de criar um momento de interação e troca de conhecimento entre aqueles que fazem parte do projeto de dança da Sedec e ainda, para apresentar essas atividades àqueles que ainda não conhecem, buscando aproximar cada dia mais alunos ao universo da dança”, explicou Valmira Alencar, coordenadora da Divisão de Educação Física, Esporte e Lazer da Sedec.

A ação tem início nesta quarta-feira (2), com a participação dos alunos das Escolas Virginius da Gama e Melo, no turno da manhã, e a Escola Anita Trigueiro do Vale, no turno da tarde. Já na quinta-feira (3), participarão as escolas Padre Leonel da Franca, Lions Tambaú e Dom Hélder, pela manhã, e à tarde se apresentam as escolas Leônidas Santiago, Santa Emilia e a Escola Durmeval Trigueiro Mendes.

Na sexta-feira (4), durante o encerramento, participarão as unidades escolares Apolônio Sales, Analice Caldas e José Novais. Além desses estabelecimentos que irão se apresentar, os alunos que estudam próximo ao Teatro, a exemplo da Escola Nazinha Barbosa, também estarão presentes durante a ação, que pretende integrar ainda mais estudantes no universo da dança.

Projeto Dança na Escola – A iniciativa atende alunos matriculados em 63 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é sistematizar o ensino da dança na escola, na perspectiva da pluralidade cultural, envolvendo alunos do Ensino Fundamental I e II com faixa etária de 7 a 15 anos.

Sementes da Arte – É outro projeto que busca criar um espaço experimental para o exercício da arte, aflorando e estimulando o gosto pela arte teatral, dança, música e literatura, mediante a reflexão, a produção e a apreciação das obras de arte. A ação tem como palco o Centro de Arte e Cultura Municipal (Cacum).