Prefeitura realiza ação contra a dengue em bairros da Capital, nesta sexta

Por - em 19

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inicia nesta sexta-feira (29) pela manhã uma ação com batidas de foco nas residências e terrenos e à tarde com a utilização de carro fumacê para a eliminação do mosquito da dengue no Conjunto Pedro Gondim. A Secretaria Municipal de Saúde adotou esta medida com base nos resultados da primeira semana após a instalação de 40 ‘armadilhas’ para capturar o mosquito da dengue ainda na fase do ovo.

As armadilhas foram instaladas no Bairro dos Estados e no Pedro Gondim. Em uma semana, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já recolheram 213 ovos do mosquito.

No Pedro Gondim, foram instaladas 22 armadilhas, sendo 12 com incidência de ovos, ou seja, 54,5%, o que representa 174 ovos coletados. Já no bairro dos Estados, foram 18 que resultaram na captura de 39 ovos que em poucos dias se transformariam num mosquito da dengue.

De acordo com o chefe da seção de vetores do município, Nilton Guedes, com esse panorama é possível saber onde há uma maior concentração de mosquito para um direcionamento mais eficaz das ações de controle por meio de batidas de foco e carros fumacês

Ele informou que nas próximas semanas as armadilhas serão instaladas em residências nos bairros de Cruz das Armas, Oitizeiro, Cristo e Varjão. Em uma semana, antes de o ovo virar mosquito, o material é coletado e levado para análise laboratorial. A técnica, chamada de ‘oviposição’, consiste em usar um pequeno vaso de planta com água limpa e um pedaço de madeira onde o mosquito deposita o ovo.