Prefeitura realiza ação educativa no Dia de Combate à Hipertensão

Por - em 91

Para alertar a população que tem pressão alta, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará atividade educativa no Dia Nacional de Combate e Controle à Hipertensão, nesta quinta-feira (26). A ação educativa acontece das 8h às 12h, no Ponto de Cem Réis, com verificação de pressão arterial, orientação nutricional e sobre atividade física, acupuntura, apoio psicológico e participação do Núcleo de Práticas Integrativas.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que, em 2010, 23,3% da população adulta sofria de pressão alta. Segundo cadastro de pacientes da Atenção Básica de Saúde no Hiperdia, em João Pessoa, cerca de 59 mil recebem acompanhamento contra a hipertensão.

Segundo a técnica da Área Temática Hipertensão e Diabetes, Clécia Oliveira, alguns hipertensos desconhecem sua situação. “A hipertensão é silenciosa e muitas pessoas acham que o principal fator de risco é o genético e, por isso, acabam não procurando cuidado”. Ainda segundo Clécia, outros fatores causam a hipertensão. “Má alimentação, muito sal na comida, tabagismo, consumo exagerado de álcool e sedentarismo são também fatores de risco que devem ser levados a sério”, complementa.

Na rede municipal de saúde, os pacientes são acompanhados em três esperas de atenção. Na atenção básica, recebem a avaliação clínica e os medicamentos sem custo. Nos Centros de Especialidades (Cais e Caisi), são atendidos por especialistas em angiologia, cardiologia, fisioterapeuta, nutricionista e endocrinologista.  Para os casos de urgência, o Complexo Hospitalar de Mangabeira é responsável por atender essa demanda.