Prefeitura realiza audiência do Orçamento Democrático nesta quinta

Por - em 29

A população que mora nos bairros que integram a 2ª região orçamentária terão a oportunidade de indicar as prioridades de investimento nos bairros e comunidades que serão inseridos no orçamento de 2013 nesta quinta-feira, 1º de março, a partir das 19h, no Ginásio da Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale, no Altiplano. A plenária do Orçamento Democrático (OD) integrará os gestores municipais com os moradores de todos os bairros e comunidades da 2º região orçamentária a exemplo de Tambaú, Jacarapé, Cabo Branco, Altiplano e Penha. Esta é a segunda plenária do Ciclo do Orçamento Democrático 2012, que começou na terça-feira (28).

A novidade para este ciclo de 2012 é o aprimoramento do Formulário de Demandas, que é a ferramenta utilizada pela equipe do OD no ato do preenchimento de demandas para os moradores das regiões. No ato de inscrição na plenária, a pessoa escolhe entre os itens obra/construção, reforma/ampliação ou serviços/atendimento e a partir daí vai escolhendo a sub-área que corresponde a uma das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O diretor de Planejamento da Secretaria do Orçamento Democrático, João Bosco Ferreira, explicou que esse aprimoramento se deve a própria dinâmica do processo de diálogo do Governo Municipal com a população. “A cada ciclo avaliamos todo o processo de discussão com a população e esse novo formulário vem a somar porque facilita na hora em que as pessoas vão escolher qual o tipo de política pública precisa de melhora e que tipo de intervenções o poder público deve fazer. O Orçamento Democrático tem esse fator importante de se adequar às realidades dos bairros e comunidades seja na forma de diálogo, seja nos instrumentos utilizados durante o ciclo”, disse.

Na prática – O resultado dessas plenárias são obras, ações e serviços que a cada ano correspondem a cerca de 70% do orçamento aplicado pela Prefeitura de João Pessoa que girou em 2011 em torno de R$ 200 milhões. O titular da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, reforça a importância das pessoas participarem e inclusive se organizarem para que as demandas deixem de ser individuais e passem a ser coletivas para garantir que entrem na lista das dez demandas mais votadas que o Governo Municipal acata para inserir no planejamento do ano seguinte.

“Tem sido importante a mobilização popular nos bairros porque em várias comunidades e bairros as pessoas estão se organizando para escolher uma prioridade que traga o benefício da maior parte da população dessas áreas. Com isso, o Orçamento Democrático cumpre seu papel como instrumento de diálogo e aproxima os moradores e moradoras dessas regiões para pensar seu espaço de convívio social. A cada audiência regional percebemos nas falas e reivindicações da população que o Orçamento Democrático faz parte da vida deles e isso respalda o governo a investir com mais propriedade”, frisou.

Bairros da 2ª Região – A 2ª Região do Orçamento Democrático é composta pelos seguintes bairros e comunidades: Jacarapé, Praia de Jacarapé, Comunidade Jacarapé I, II, e III; Penha, Vila dos Pescadores, Comunidade Rio do Cabelo, Comunidade Vila do Sol; Seixas; Quadramares; Altiplano, Vila São Domingos, Comunidade Rabo do Galo, Vila Mangueira; Cabo Branco, Barreira do Cabo Branco; Tambaú, Comunidade Paulino Pinto.