Prefeitura realiza aula inaugural do cursinho preparatório para o IFPB

Por - em 328

Com uma platéia de estudantes do 9º ano, pais e professores, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizou, na manhã do último sábado (14), a aula inaugural do cursinho preparatório 2012 para ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A solenidade aconteceu na Escola Zulmira de Novaes, em Cruz das Armas.

Cerca de 1.200 alunos vão participar do cursinho, fruto de uma parceria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec/PB).

“Essa é uma grande oportunidade para que os nossos alunos possam se preparar ainda mais para ingressar em uma instituição tão conceituada como é o IFPB. É emocionante ver no rosto de cada um o desejo por um futuro melhor”, disse o secretário de educação, Genildo Lucena.

As aulas serão realizadas em nove escolas pólo, sempre aos sábados, das 7h às 12h. Os alunos terão aulas de geografia, história, matemática e português com uma equipe de professores qualificados. Cada unidade escolar tem uma coordenação responsável para atender os alunos, que irão receber material didático.

“Estou honrada e feliz em poder ganhar mais conhecimento e ter mais chance de cursar o ensino médio integrado. Estar aqui hoje, já é muito gratificante, porque estou dando uma nova direção a minha vida”, comemorou a estudante do 9º ano, Amanda Priscila.

Em seu pronunciamento, o superintendente da Funetec, Valdecci Ramos pediu a contribuição e o incentivo dos pais, para que os alunos tivessem um acompanhamento também em casa. “Sabemos que hoje a concorrência está grande e seria ótimo que os adolescentes recebessem um apoio da família, para que estude também durante as horas vagas”, explicou o superintendente.

Destaque – Os alunos da rede municipal se destacaram no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT) do IFPB, em 2011. No total, foram selecionados 48 estudantes que participaram do cursinho preparatório. Entre eles, estão os trigêmeos Joemerson, Joebert e Joeverton de Oliveira Maia, que estudaram na Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, em Mangabeira, eles conquistaram os três primeiros lugares no curso de Eletrotécnica.

Também ficaram em primeiro e segundo lugar as alunas Luciana Domingos de Lima e Gleice Kelly Rodrigues do Nascimento, no curso de Controle Ambiental.

No Processo Seletivo foram inscritos 14.824 pessoas, que disputaram 2.534 vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e nos cursos subseqüentes (pós-médio).

Confira a lista das escolas pólo:

Escola Antônio do Socorro – Valentina

Escola Aruanda – Bancários

Escola Bartolomeu de Gusmão – Cristo

Escola João Monteiro da Franca – Jardim Veneza

Escola Luiz Augusto Crispim – Ipês

Escola Luíz Vaz de Camões – Mangabeira

Escola Leonel Brizola – Torre

Escola Moema Tinoco – Grotão

Escola Zulmira de Novais – Cruz das Armas.