Prefeitura realiza Estação de Serviços no Colinas do Sul neste sábado

Por - em 30

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promove neste sábado, (03) das 8h às 13h30, a primeira Estação de Serviços do calendário 2012, no Colinas do Sul I, com ampliação da prestação de serviços através de uma parceria celebrada com o governo do Estado. A comunidade terá a oportunidade de ser atendida nas áreas de saúde, educação, social (balcão de direitos e Bolsa Família), ouvidoria, educação ambiental e emissão de documentos, entre outros serviços prioritários. O evento será realizado na rua do Orvalho, ( lateral da integração, próximo à farmácia Francy).

A Estação de Serviços é executada pela Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), desde 2006. A parceria com o Governo do Estado irá garantir oficinas de educação ambiental e o atendimento ao consumidor, com orientações sobre tarifa social, negociação de débito e solicitação de serviços. A Energisa também estará presente com um estande com informações sobre o caminhão eficiente; palestra sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, cadastramento para a tarifa social (pessoas de baixa renda) e a doação de lâmpadas econômicas.

A Secretaria de Desenvolvimento Humano atuará com o Programa Cidadão, que garante entre outros, a emissão de RG e CPF, Carteira de Trabalho e segunda via da Certidão de Nascimento. O Detran irá realizar atividade sobre educação no trânsito e o balcão de atendimento. A Secretaria de Segurança Pública também estará presente com uma delegacia móvel.

Ampliação – A diretora da Dipop, Marcela Arbia, explicou que inicialmente esse conjunto de serviços levados à comunidade era denominada de ‘Ação Integrada’, mas passou a ser Estação de Serviços a partir de 2010. Ela considerou de grande importância a parceria do Governo do Estado, por  garantir a ampliação dos serviços junto à comunidade. “A Prefeitura Municipal e o Governo do Estado trabalhando juntos, garantem o desenvolvimento do trabalho social nas comunidades. A grande novidade é o retorno dos serviços públicos desenvolvidos integrados em benefício da população”, destacou.

Serviços – Vários estandes serão instalados com os serviços da gestão municipal. A Sedes levará informações sobre as atividades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), além de atendimentos relativos ao preenchimento de cadastros e consulta ao Programa Bolsa Família.

A Secretaria de Saúde dará orientações sobre o funcionamento dos serviços de saúde; escovódromo; redução de danos e doenças sexualmente transmissíveis; verificação de pressão arterial; odotomóvel e orientações sobre dengue. O Sttrans, além de organizar o trânsito nas áreas do evento, levará uma equipe educativa que realizará atividades lúdicas, com oficinas de jogos educativos, pintura facial e distribuição de materiais informativos ligados a campanhas e melhoria da acessibilidade

A Secretaria de Mulheres dará ênfase ao mês dedicado à mulher, distribuindo material informativo sobre a política pública das mulheres no âmbito municipal e a Emlur ministrará oficina de sabão ecológico.  No estande do Empreender-JP, a população será informada sobre formas de financiamento para montagem de pequenos negócios. Também haverá distribuição de material informativo sobre o funcionamento do serviço na Capital.