Prefeitura realiza festival de dança e mostra cultural nesta quarta-feira

Por - em 58

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza nesta quarta-feira (22) o XI Festival de Danças Populares e a II Mostra de Brinquedos e Rodas Cantadas das Escolas dos Centros de Referência de Educação Infantil (Crei) da Rede Municipal de João Pessoa. A abertura será às 15h, no Clube Cabo Branco, bairro Miramar. O evento faz parte da programação do Departamento de Programas, Projetos e Convênios (DPPC) da Sedec.

Este ano, o festival de dança conta com a participação de 14 escolas da rede municipal. As unidades vão apresentar danças da região Nordeste, vivenciadas pelos alunos dentro do projeto “Dança na Escola”, executado pela Sedec. O homenageado será o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga.

Haverá apresentação de diversos estilos, como xote, xaxado, baião, galope e pau de fitas. “As apresentações terão canções que retratam as alegrias e tristezas do povo nordestino”, disse a coordenadora do projeto, Josineide Correia Behar.

Mostra cultural – Já a mostra de brinquedos e rodas cantadas faz referência às cantigas do cancioneiro popular infantil, como “Marcha soldado”, “O Cravo e rosa”, “A linda rosa juvenil” e “O parque”, entre outras.

“Queremos encerrar o evento com uma grande ciranda, representando a união dos povos formadores de nossa cultura, pois acreditamos que o caminho de valorização e respeito pela nossa riqueza cultural se faz por meio deste espaço denominado escola”, ressaltou Josineide.

Dança na escola – O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 1998 nas escolas municipais, tem como foco ações de cunho pedagógico com os professores, no intuito de prepará-los para a prática educativa e formativa. A proposta é trabalhar as formas de danças, folclórica e moderna, transmitir conhecimentos sócio-culturais e promover a vivência corporal.