Prefeitura realiza I Encontro de Visibilidade Lésbica em JP

Por - em 28

Entender as diferenças, respeitar a diversidade e pôr fim ao preconceito – e isso também dentro do ambiente de trabalho. Essas são algumas das propostas do I Encontro Municipal de Visibilidade Lésbica que acontece até esta quarta-feira (23), no Hotel Netuanah, na Capital. O encontro é promovido pela PMJP, em um trabalho de parceria das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), Educação (Sedec), Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) e também o Movimento LGBT. O encontro foi aberto nesta terça-feira (22) e contou com a presença do vice-prefeito Luciano Agra.

“Esses encontros são de extrema importância porque, mesmo com a iniciativa da gestão em colocar esses temas em discussão dentro do próprio serviço público, é preciso avançar ainda mais e criar mecanismos e ações dentro de setores como saúde e educação para pôr fim a qualquer tipo de preconceito em relação a gênero ou orientação sexual”, destacou Luciano Agra.

O vice-prefeito também ressaltou o trabalho de intersetorialidade desenvolvido pelas secretarias, CPPM e grupos de trabalho envolvidos na realização das ações do município que vem propondo discussões sobre diversidade sexual.

“Todo esse esforço é uma demonstração de que nós temos a vontade de que nossas propostas permaneçam como um legado desta gestão, da responsabilidade que o município tem com esses grupos de discussão e com a população em geral. Esperamos que esses fundamentos sejam permanentemente discutidos: de respeito a diversidade e de desarticulação ao preconceito. Temos ainda um caminho enorme a percorrer; mas se trabalharmos direito, vamos deixar uma boa contribuição para nós mesmos e para toda a população de João Pessoa”, completou Luciano Agra, durante a abertura do encontro.

Pioneirismo – A assessora de Políticas Públicas para Diversidade Humana do município – órgão ligado a Sedes – Simone Cavalcante, lembra que a proposta de discutir entre os próprios servidores as questões referentes à diversidade sexual e as etnias vem acontecendo desde o início da gestão do primeiro mandato do prefeito Ricardo Coutinho. “Esse diálogo vem sendo intensificado nos últimos anos e com o apoio do movimento LGBT estamos conseguindo ampliar essas discussões também para fora do ambiente de trabalho”, diz ela.

Simone Cavalcante destaca também que propor uma troca de experiências e relatos de vida durante esses encontros sobre diversidade humana contribui para quebrar as barreiras do preconceito que ainda possam existir entre os próprios funcionários públicos. “Isso pode não acontecer de forma imediata, mas é um processo e já conta com uma receptividade. O reflexo disso é criar novas relações entre servidores e o público, e também fazer com essas discussões cheguem a outros ambientes, como as escolas”, completou.

Programação – Nesta quarta, o evento continua, a partir das 9h, com a exibição do filme ‘Desejos Proibidos’ e o debate sobre o tema Construindo políticas públicas para as mulheres lésbicas em João Pessoa nas áreas de saúde, educação e assistência social.