Prefeitura realiza III Mostra de Talentos da Pessoa Idosa

Por - em 17

Cerca de 400 idosos participaram na manhã desta terça-feira (14) da III Mostra de Talentos da Pessoa Idosa na Saúde, promovido pela Prefeitura de João Pessoa através da Secretaria de Saúde. O evento reuniu participantes de grupos de convivência das unidades do Programa da Saúde da Família (PSF), da Capital, no Auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

O prefeito Luciano Agra, disse ter ficado bastante impressionado com o trabalho que vem sendo feito pela SMS com os idosos nos diversos bairros da cidade. “Nós percebemos que essas ações têm conseguido resultados muito positivos de estímulo a que esses homens e mulheres da terceira idade possam desenvolver suas habilidades artísticas, culturais e, principalmente, de coesão social”.
 
Luciano também elogiou a qualidade das produções artísticas e do artesanato apresentado na mostra, e ainda o entusiasmo apresentado pelos próprios grupos nas apresentações de dança. “É importante destacar que esse também é um trabalho que está contribuindo para o resgate da cultura popular, quando estimula a participação dos idosos em danças como o coco de roda”, disse ele.

A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, destacou que a proposta da administração municipal é oferecer cada vez mais serviços e desenvolver ações importantes para integralizar a política de atenção ao idoso. “Nossa proposta com mais essa iniciativa é socializar os idosos e que eles tenham o espaço para mostrar seus talentos. Além disso, queremos que eles criem laços não só com os serviços de saúde e as equipes de saúde da família mas também entre eles mesmos”, ressaltou.

Durante a mostra, os idosos tiveram a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos em diversos grupos de convivência instalados na cidade, a exemplo de artesanato, dança, apresentação de coral e poesia. Um grupo de xaxado, formado por mulheres e homens na melhor idade, fizeram uma apresentação de danças folclóricas.

Melhor idade
– Das 180 unidades do PSF instaladas na Capital, existem 94 grupos de convivência para idosos ativos. Além dos grupos, a PMJP investe em diversas ações para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, como a instalação de Academias nas Praças e projetos voltados para a prática de exercícios físicos para idosos, com acompanhamento de professores de educação física.

Os idosos contam ainda com o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI), instalado no bairro de Tambiá, que oferece atendimentos em diversas especialidades, como fisioterapia, cardiologia e angiologia. “Essas ações demonstram de forma clara a política de atenção ao idoso bem sucedida e responsável da Prefeitura de João Pessoa”, afirmou Roseana Meira.