Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue na orla

Por - em 33

A Prefeitura de João Pessoa estará com uma equipe de 100 profissionais realizando um mutirão de combate aos focos da dengue nesta sexta-feira (2), na orla marítima de João Pessoa. A ação será desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Município (SMS). O grupo deve percorrer todo o trajeto do bairro do Cabo Branco durante a manhã, a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. Na semana passada, técnicos do Ministério da Saúde (MS) estiveram na cidade e conheceram as ações realizadas que culminaram com a redução de 90% do número de casos registrados em relação ao ano passado.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Júlia Vaz, o município apresenta uma situação de controle da doença, mas sempre se registra um aumento do número de casos no período de chuvas. “De abril até junho devemos redobrar os cuidados e não deixar água acumulada, pois são as condições ideais para o mosquito Aedes aegitpy se reproduzir. A população deve ficar atenta à presença de focos nas casas, onde se observa a maior incidência de focos do mosquito”, observa Júlia Vaz.

A próxima ação da equipe de Vigilância Ambiental ocorrerá no próximo dia 9 de maio, quando ocorre uma ação na reserva florestal da Mata do Buraquinho em parceria com a Polícia Militar (PM), Autarquia Especial Municipal de Limpeza (Emlur) e Distritos Sanitários (DS).

O município tem disponibilizado à população um telefone de contato para que as pessoas falem direto com a equipe de Vigilância Ambiental, através do número 3214-5718. A partir das ligações, a equipe da SMS monta uma programação de visitas aos focos identificados pela população, além do trabalho de visitas rotineiras que já acontecem nas residências e imóveis da cidade.