Prefeitura realiza palestra e debate sobre segurança preventiva, na 2ª

Por - em 38

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio do Conselho Municipal de Segurança e Direitos Humanos (COMSEDH), vai realizar nesta segunda-feira (21), das 9h ao meio dia, um evento sobre a prevenção na segurança pública. Na ocasião, a secretária de Defesa Social da cidade de Diadema (SP), Regina Mik, ministrará uma palestra ‘Políticas Municipais de Segurança: A experiência de Diadema (SP)’, em que vai relatar as experiências da implementação de políticas públicas de segurança preventiva naquela cidade, que alcançou repercussão internacional. Logo após, será aberto o debate entre os presentes. O evento acontecerá no Paço Municipal, localizado na Praça Pedro Américo, Centro da cidade.

De acordo com o presidente do Conselho, Rubens Pinto Lira, segurança preventiva é prioridade para o Governo Municipal. Dessa forma, ele ressalta que a gestão em breve apresentará propostas nessa área, como ações articuladas sobre prevenção à violência e a criminalidade em diversos pontos da cidade.

Prevenção – Ele acrescentou que a Prefeitura vem investindo muito na iluminação pública, pois acredita que ruas e lugares mais iluminados dificultam ou eliminam de vez a possibilidade de crimes. Várias ruas e corredores da Capital paraibana foram iluminados nos últimos três anos, a exemplo da Via Oeste, Pedro II e Retão de Manaíra. “Outra ação preventiva de segurança que a PMJP está ainda desenvolvendo é a implantação de câmeras nas ruas da cidade, que vai nos identificar possíveis crimes”, explicou Rubens.

O Conselho Municipal de Segurança e Direitos Humanos é um órgão consultivo, responsável pela articulação das políticas de segurança preventiva, associada à proteção e defesa dos direitos humanos do município de João Pessoa. Tem o objetivo de colaborar ativamente no combate à criminalidade e defesa dos direitos humanos da população, em sintonia com outros órgãos públicos que tenham objetivos semelhantes aos seus.