Prefeitura realiza pesquisa para identificar perfil do turista

Por - em 33

A Secretaria de Turismo da João Pessoa (Setur), em parceira com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), realiza nesta semana nova pesquisa de demandas turísticas para identificar o fluxo de turistas na Capital. A iniciativa visa criar subsídios para a construção de cenários estratégicos para o desenvolvimento do turismo no município.

As análises de campo estão sendo realizadas por técnicos e pesquisadores da FGV, e estudantes de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Eles visitam o aeroporto Castro Pinto, o Terminal Rodoviário e espaços turísticos em toda a cidade.

“Estamos pesquisando fatores de infraestutura, serviços de apoio e informações turísticas, mobilidade, atendimento para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de pesquisas de identificação, impressão e origens dos visitantes. Com esses dados, podemos direcionar os investimentos para melhor atender os turistas e a população pessoense”, informou a técnica da FGV, Camilla Rezende, que coordena as pesquisas na Capital.

Segundo o diretor de planejamento institucional da Secretaria de Turismo, Milton Ferreira, as pesquisas vão complementar o trabalho que a Setur desenvolve e servirá de orientação para elaboração do Plano Diretor de Turismo. “A intenção é que com novos planejamentos para a realização de um turismo sustentável, a cidade possa ser mais competitiva e atrativa, não só para os turistas, mas para os paraibanos”, enfatizou.

Estas ações que fazem parte do processo de elaboração do Plano Diretor de Turismo buscam adicionar as informações aos dados já existentes, e identificar as características de perfil de visitantes internacionais e nacionais na cidade e seus respectivos destinos, onde será realizada análise qualitativa de oferta atual e futura.