Prefeitura realiza poda em cinco mil árvores de parques, jardins e avenidas

Por - em 31

A Diretoria de Paisagismo da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) começou na segunda-feira (27) os serviços de poda em cinco mil árvores em toda a cidade, uma inovação nos modelos técnicos da arborização urbana. De acordo com Cristiana Cavalcanti, engenheira agrônoma responsável pelo programa, a Secretaria de Administração (Sead) realizou um processo de licitação para otimizar o trabalho, saindo vencedora a empresa Enertec Construções Ltda., a quem caberá – sob a supervisão das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) – a poda das árvores dos parques, jardins, logradouros e avenidas principais da cidade. A estimativa dos técnicos é que o trabalho seja concluído no prazo de um ano.

Os serviços foram iniciados no Cemitério Senhor da Boa Sentença, com a poda de 200 árvores. Em seguida, foi a vez dos cemitérios do Cristo Redentor, no bairro do mesmo nome, e São José, em Cruz das Armas. No momento, a empresa está podando cerca de 900 árvores no Parque Solon de Lucena (Lagoa).

Resultados – Com a poda planejada e contínua, a população vai ver uma arborização mais vigorosa, limpa, com uma floração mais bonita e uma frutificação de melhor qualidade, além de maior segurança, em face de uma melhor visualização das placas de sinalização e semáforos. A iluminação pública também será otimizada, pois algumas luminárias de postes estão encobertas pelas árvores.

Pedidos – Com a terceirização desse serviço e a conseqüente agilização nas podas desses locais, a PMJP espera poder atender com maior rapidez aos inúmeros pedidos da população, que continuam sob a responsabilidade da equipe da Sedurb em parceria com os técnicos da Semam.