Prefeitura realiza Poda Programada no Castelo Branco até esta sexta-feira

Por - em 64

Os moradores do bairro do Castelo Branco estão podendo conferir de perto o trabalho da equipe de poda da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Durante esta semana, os técnicos do órgão realizam ações em cinco praças do bairro que estão no trajeto do projeto Caminho Livre na capital paraibana.

Os funcionários estão identificando e retirando galhos de árvores que oferecem risco à população, bem como catalogando as espécies para o acompanhamento da Poda Programada. “Estamos fazendo um trabalho que vai ajudar na realização do projeto Caminhos Livres da Prefeitura e melhorar o trânsito no bairro do Castelo Branco”, esclarece o coordenador de Poda da Divisão de Paisagismo da Sedurb, Anderson Fontes.

O serviço será realizado até esta sexta-feira (23) e inclui a retirada de material orgânico e trituração dos resíduos, o que vai proporcionar limpeza imediata das ruas. Caso seja necessário, o trabalho também pode incluir a destoca das árvores, ou seja, a remoção das espécies erradicadas por problemas previamente diagnosticados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A retirada é feita com um equipamento especial que não danifica o entorno da árvore, ao contrário do que ocorria com a retirada manual.

Poda Programada – O programa corresponde ao acompanhamento de árvores de pequeno, médio e grande porte localizadas em vários pontos da Capital, e abrange uma série de serviços que vão desde a identificação de árvores doentes até a retirada total de espécies. A implantação da Poda Programada é resultado de uma avaliação da gestão municipal sobre a necessidade de intensificar a poda na Capital, uma vez que a cidade conta com cerca de 150 mil árvores. Dessas, cinco mil serão acompanhadas pelo programa.

Serviço – A Sedurb orienta a população que acione o órgão em caso de suspeita de queda de galhos ou mesmo árvores inteiras. Os técnicos devem ser acionados por meio do telefone (83) 3218-9183 em horário comercial ou pelo 0800 285 9020 da Defesa Civil Municipal. As solicitações também podem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, localizada na Rua Diógenes Chianca, 1777, em Água Fria. É importante lembrar que o trabalho só é realizado em áreas públicas.