Prefeitura realiza Torneio de Xadrez na Semana do Servidor

Por - em 30

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai desenvolver várias atividades durante a Semana do Servidor Público Municipal, no período de 26 a 28 deste mês, entre elas, um torneio de xadrez promovido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O Torneio de Xadrez dos Servidores acontecerá na próxima quarta-feira (27), a partir de 13h30, no Complexo Esportivo do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Os competidores do Torneio de Xadrez serão divididos nas categorias feminino e masculino e disputarão cinco rodadas pelo sistema suíço, com o tempo de 20 minutos para cada partida realizada. Durante toda a tarde, os participantes estarão competindo entre si, e só no final do dia deverão ser conhecidos os campeões, que receberão medalhas destinadas a cada categoria.

O torneio é uma iniciativa do Projeto Xadrez nas Escolas, realizado nas escolas municipais e Centros de Referência em Educação Infantil da Capital. O objetivo é desenvolver a autoestima, motivação e o raciocínio lógico entre os seus praticantes, promovendo o xadrez – prática milenar assentada na sublimação da violência e na promoção da criatividade – como um instrumento lúdico e pedagógico para além das salas de aula.

A data – O Dia do Servidor Público, 28 de outubro, foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. No ano seguinte foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, e por esse motivo a data ficou estabelecida como sendo o dia em homenagem ao servidor público.