Prefeitura realiza última reunião preparatória para a parada da cidadania LGBT

Por - em 60

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com movimentos sociais e representantes da sociedade civil organizada, realizou, nesta sexta-feira (16), a última reunião organizativa da 12ª edição da ‘Parada da Cidadania LGBT’, cuja realização acontece no domingo (25), na orla do Cabo Branco. A PMJP oferece apoio logístico à realização do evento e para isso envolve sua Fundação Cultural (Funjope) e Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, além das Secretarias de Turismo (Setur), Articulação Governamental (Segap), Transparência (Setransp), Trabalho, Comunicação (Secom), Mulheres e Comitê Municipal pelas Metas do Milênio.

Dentro do apoio logístico ao evento, a PMJP irá disponibilizar R$70 mil para despesas com palco, iluminação, som e infraestrutura, além de suporte com limpeza e trânsito. Para Socorro Pimentel, responsável pela Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, a gestão municipal tem papel fundamental na implementação de políticas voltadas para a comunidade LGBT. “A PMJP ser parceira na realização deste evento torna mais eficaz as políticas municipais de inclusão em todos os segmentos”, destacou.

O presidente do Movimento do Espírito Lilás (Mel), Renan Palmeira, participou da última reunião e enalteceu o apoio que a PMJP tem dado ao evento. “A realização da parada é um ato político dos movimentos sociais e que se faz em parceria com diversas organizações. Dentre elas, está a PMJP, que tem sido imprescindível para este evento. Com esse apoio, podemos tornar o movimento grandioso e eficaz no combate ao preconceito”, afirmou.

A realização da ‘12ª Parada’ é uma parceria do Movimento do Espírito Lilás (Mel), Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ), Associação das Travestis da Paraíba e a PMJP. Os organizadores estão prevendo a chegada do desfile ao Busto de Tamandaré por volta das 20h. Após este horário é que começam os shows, com DJs, Drag Queens e a cantora e compositora brasiliense Ellen Oléria.

A ação da PMJP no evento é intersetorial e conta ainda com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Turismo (Setur), Saúde, Educação, Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente (Semam) e Secretário Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).