Prefeitura realizará ‘Semana da Paz’ nas 91 escolas da rede municipal

Por - em 26

Celebrar a paz no ambiente escolar, preservando a cultura da não-violência em todos os setores da sociedade. Com esses objetivos, a rede municipal de ensino de João Pessoa realiza a ‘I Semana da Paz’, que acontecerá entre os dias 12 e 16 deste mês. O evento é promovido pela Secretaria de Educação Cultura (Sedec) e faz parte do projeto ‘Projeto Elos’, que prevê uma cultura cidadã nas escolas.

A partir desta segunda-feira (5) até a próxima sexta-feira (9), os educadores das 91 escolas municipais da Capital paraibana estarão envolvidos no planejamento das atividades que irão compor a Semana da Paz. Entre as ações, os professores deverão apresentar aos alunos a biografia de diversos pacifistas de todo o mundo e o empenho deles em defesa da paz entre os povos. Entre esses personagens estão Mahatma Ghandi, Chico Mendes, Madre Tereza de Calcutá e Dom Hélder Câmara.

Adriana Maia, assistente social da Sedec, disse que os professores irão preparar atividades de acordo com as disciplinas que lecionam e através da metodologia mais apropriada. “Podem apresentar filmes, livros, músicas e diversos outros recursos. Durante toda a semana, as crianças participarão de um intercâmbio entre as salas de aula, já que cada uma trabalhará com um pacifista diferente”, informou.

O ‘Projeto Elos – Educação Cidadã: Caminho para uma cultura de paz’ tem por objetivo desenvolver sistematicamente nas escolas municipais atividades pedagógicas que abordem temas como drogas, violência e sexualidade e assim promover uma cultura de paz. A ação será desenvolvida pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com organizações não governamentais (ONGs).

O ‘Elos’ prevê também a realização permanente de oficinas semanais e sistemáticas dentro das escolas. Esse trabalho interativo com os alunos fará parte do currículo pedagógico dessas unidades de ensino e, além disso, os professores vão trabalhar os temas do projeto nos encontros da Educação Continuada, que capacitam esses profissionais.