Prefeitura recebe prédio reformado da Escola de Gastronomia de JP

Por - em 25

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU/PB) assinam na próxima terça-feira (26) o documento que oficializa a doação do prédio onde irá funcionar a Escola de Gastronomia de João Pessoa. O evento, que está marcado para iniciar às 17h30, no auditório do Paço Municipal, contará com as presenças do prefeito da Capital, Luciano Agra; do Superintendente da SPU na Paraíba, Welison Araújo Silveira, e do secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, além de autoridades, representantes do trade e convidados.

Com a doação formal, a gestão do prédio passa totalmente para a Prefeitura Municipal de João Pessoa, que já está concluindo as obras de recuperação e revitalização do local onde irá funcionar a primeira Escola de Gastronomia do Nordeste. O prédio está localizado na rua Rosário Di Lorenzo, 30, em frente à Estação Ferroviária da Capital.

A obra está sendo executada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Ministério do Turismo, Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB) e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). No local serão oferecidos cursos profissionalizantes para jovens a partir dos 18 anos que desejem ingressar no mercado de trabalho, especificamente no setor de alimentos e bebidas voltado para o turismo.

Com previsão de entrega para o primeiro semestre do próximo ano e investimentos superior a R$ 650 mil, a Escola vai formar a cada ano aproximadamente 1.200 novos profissionais especializados na preparação de alimentos e bebidas. A infraestrutura, dotada de salas para aulas teóricas, laboratórios para preparo de saladas, doces, salgados, elaboração de drinks e preparo de carnes, dará ao aluno a oportunidade de aprender desde a maneira certa de cortar os alimentos e tempo de cocção até a montagem do prato.

Além de toda estrutura para a aprendizagem teórica e prática, o prédio conta ainda com vestiário, sala de administração, recepção, estacionamento e espaço para apresentação de bufês.

Pioneira no Nordeste – A Escola de Gastronomia em João Pessoa é a primeira do gênero no Nordeste e vai transformar a Capital em referência no quesito mão de obra especializada para atuar no setor de turismo na região. Segundo o secretário de turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, a escola é mais uma conquista para todo o trade pessoense.

“Estamos trabalhando para desenvolver em João Pessoa um turismo sustentável e com responsabilidade social e a Escola de Gastronomia agrega esses valores, porque vai formar mão de obra qualificada para atuar no setor que necessita desses profissionais e dar oportunidade para os alunos conquistarem uma vaga no mercado de trabalho”, ressaltou.