Prefeitura recupera esculturas e bustos das praças da Capital

Por - em 30

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac), vem realizando um trabalho cuidadoso de conservação, recuperação e limpeza dos monumentos das praças na Capital. A Copac está fazendo um inventário de todas as esculturas em praças, largos, parques e contornos da cidade para catalogar todas elas e identificar o dano e a necessidade para a restauração.

Para a restauradora da Copac, Maria Farias, a importância da restauração é garantir a integridade de uma peça com grande importância histórica e artística para a cidade. “O nosso trabalho consiste em restaurar para que o tempo não destrua o registro de uma época e, dessa forma, mantermos viva a história e a cultura da cidade para as gerações futuras. Agora está sendo restaurado o busto de Duque de Caxias”, explicou.

Por serem construídos em bronze e localizados ao ar livre, os monumentos são acometidos geralmente por diversos tipos de danos, sendo os mais frequentes o vandalismo, os excrementos de pássaros, que são altamente corrosivos, e a oxidação do próprio metal. Para a limpeza das peças é usado o hidróxido de amônia com carbonato de cálcio. As peças em mármore e granito também necessitam de reparações.

A oxidação é uma ação degenerativa e progressiva que vai fragilizando esse material e alterando as suas características. Nesse sentido, o nosso trabalho tem sido a eliminação das oxidações através de limpeza adequada a estes bens patrimoniais e, em seguida, fazemos a aplicação de material antioxidante para proteção da camada superficial dos bustos e esculturas, frisou.

Alguns monumentos já foram restaurados, a exemplo do busto e pedestal de Pedro Américo, e os bustos de Assis Chateaubrind, Venâncio Neiva, Vidal de Negreiros e Epitácio Pessoa. O monumento a João Pessoa, e mais recentemente a placa inaugural da praça Vidal de Negreiros, que data de 1924, também foram restaurados. O busto instalado na Praça Venâncio Neiva estava solto e já foi fixado.