Prefeitura reforça ações de combate a dengue na Capital

Por - em 16

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conclui nesta quarta-feira (02) a qualificação de toda rede de atenção básica de atendimento para o manejo clínico do paciente com dengue. Ao todo, mais de 500 pessoas, entre profissionais de enfermagem e médicos da rede municipal e estadual de saúde, foram capacitados em duas etapas, de 14 a 16 de fevereiro e de 21 de fevereiro a 02 de março, no auditório do Hospital Santa Isabel, das 8 às 18h.

O objetivo da ação, segundo a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Talita Tavares, é preparar os profissionais para a assistência prestada à parcela da população que apresente a sintomatologia da dengue. A iniciativa, que forma profissionais qualificados e multiplicadores para a rede hospitalar, é mais uma ação componente do plano de contingência, abrangendo processos educativos e sociais, rede assistencial, regulação, intensificação do controle vetorial e seu monitoramento.

“Várias ações estão programadas em cada Distrito Sanitário e em outras secretarias, a exemplo da educação, que apresenta hoje um material explicativo sobre a dengue, com os professores trabalhando a temática em sala de aula”, explica Talita.

Neste mês de março, um total de 17 ações estão programadas para serem realizadas em vários bairros do município, como arrastões, prevenção através de exibição de vídeos educativos, conversas, entrega de panfletos e exposição do mosquito em várias fases. “O coeficiente de incidência da dengue no município é de 24,6 por 100 mil habitantes. O índice é satisfatório e, de forma geral, considerado baixo. No entanto, consideramos superior ao esperado para o mês de fevereiro”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde.

Dados atualizados – Até a oitava semana epidemiológica o município se encontra com 192 casos notificados, 27 casos confirmados, 13 descartados, além de 152 em investigação. Talita ressaltou que estão sendo direcionadas ações nos bairros com maior incidência, a partir de informações dos Distritos Sanitários da Capital. Neste mês de março, a SMS iniciará o uso do carro fumacê em ciclos nos bairros do Bessa, Bancários e Penha.