Prefeitura reforça ações de combate ao mosquito da dengue em JP

Por - em 46

Uma série de ações foi elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste mês de junho, integrando o Plano de Contingência contra o mosquito da Dengue. As atividades iniciam já neste sábado (11), onde os profissionais dos Distritos Sanitários participam da ‘Estação de Serviços’, que será realizada no Mercado público do Castelo Branco. O evento acontece das 9 às 12h, disponibilizando vários estandes para tirar dúvidas e oferecer serviço gratuitos de saúde aos moradores. A iniciativa é realizada em parceria com o governo do Estado.

O objetivo das ações, segundo Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde da SMS, é efetivar o controle do mosquito adulto transmissor da dengue. “Trabalharemos com todas as equipes da estratégia saúde da família e utilizaremos as rádios comunitárias para divulgação das medidas de prevenção. Tudo isso no combate a dengue”, afirmou Talita.

Programação – De acordo com o cronograma de atividades, na próxima segunda-feira (13), tem início um novo ciclo do carro fumacê. A unidade móvel vai percorrer os bairros da Capital onde é registrada a maior incidência, iniciando pelo Bessa.

Já no próximo sábado (18) será realizada a ‘Estação de Serviços’ no Mercado público de Mangabeira. Finalizando a programação do mês, acontece na quarta-feira (22) o ‘2º Dia D Municipal – João Pessoa Unida contra Dengue’. O evento será na Lagoa do Parque Sólon de Lucena, das 8h às 13h. No mesmo dia, um carro de som vai percorrer as principais ruas dos bairros de Mangabeira, Bessa, Mandacaru, Bancários, Indústrias e Funcionários divulgando as medidas de controle do mosquito.

“Seja com o uso do carro fumacê ou pelas ações preventivas de conscientização da população, o que pretendemos é combater as condições de proliferação do mosquito”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde.

Estatística – De acordo com dados da Secretaria de Saúde, os Distritos Sanitários com maior número de notificações são: a área três, que compreende os bairros dos Bancários, Mangabeira, Valentina e José Américo; a cinco, com os bairros Castelo Branco, Bessa, Altiplano e Miramar e por fim a quatro, com os bairros de Mandacaru, Varadouro, Centro, Treze de Maio e Padre Zé.

O município de João Pessoa apresentou, até a semana epidemiológica 20, um total de 2.745 notificações. Desse total, 848 casos confirmados da dengue clássica, 185 descartadas, 286 inconclusivas, 14 confirmados da dengue com complicação, 5 em investigação para dengue com complicação,  14 confirmados como febre hemorrágica e  16 em investigação para febre hemorrágica.