Prefeitura reforça ações de recuperação de pavimentação em JP

Por - em 60

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai contar com mais doze equipes de trabalho para a execução de serviços de recuperação de pavimento. A previsão do secretário de Infraestrutura, Hermes Felinto, é que a assinatura da Ordem de Serviço aconteça na próxima semana. O contrato está estimado em R$ 4 milhões e vai beneficiar, inicialmente, os bairros Oitizeiro, Cruz das Armas, Funcionários e Jardim Planalto. “A demanda é muito grande e o aumento do número de frente de trabalho vai garantir a redução de transtornos à população, principalmente no período de chuva”, observou.

Com essa medida, a Seinfra passará a contar com 23 frentes de trabalho. De acordo com dados da Diretoria de Manutenção, atualmente a Seinfra conta com 11 equipes, sendo sete de empresas terceirizadas para serviços de reposição de paralelepípedo e asfalto e mais quatro da Seinfra para serviços de recuperação em asfalto. Somente este ano as equipes atuaram na restauração do pavimento em aproximadamente 350 ruas em diversos bairros da cidade. O investimento é estimado em aproximadamente R$ 1,3 milhão.

As novas equipes irão concentrar os serviços neste mês de maio nos bairros de Oitizeiro, Cruz das Armas, Funcionários e Jardim Planalto. Segundo a diretora de Manutenção, Vânia Franca, a escolha dessas áreas foi em decorrência do número de solicitações recebidas por telefone ser maior nos bairros de Oitizeiro e Cruz das Armas. As demais equipes continuarão executando serviços no restante da cidade, atendendo a solicitação de tapa buraco e recuperação de drenagem, com a limpeza e recuperação de galerias, além de terraplenagem.

O aumento no número de frentes de trabalho vai possibilitar também uma parceria com a Cagepa. Segundo Hermes Felinto, quando houver uma solicitação os funcionários da Cagepa resolverão o problema do vazamento e a Seinfra fará a restauração do pavimento. “Essa comunicação entre os dois órgãos vai permitir que a intervenção seja feita com mais rapidez, evitando maiores prejuízos para a vida útil do pavimento e a população”, observou.

Além da Cagepa, a Seinfra conta com a parceria da Emlur. “Muitas vezes os problemas de alagamento são provenientes do excesso de lixo nas galerias, bueiros e linhas d´água. Nós aproveitamos a oportunidade para reforçar o apelo à população para que não jogue lixo nas ruas”, disse.

PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO PAVIMENTO É IMPORTANTE:

  • Não construir rampas para subida de veículos. Essas rampas obstruem a passagem da água de chuva. A água retida passa a se infiltrar nas fissuras do pavimento, o que resulta na formação de buracos. A rampa para veículos deve ser feita na calçada, apenas numa faixa de 50 centímetros, e o restante da calçada deve ser plana para facilitar a acessibilidade de todos.
  • Não construir lombadas por conta própria. A medida deve ser solicitada à Sttrans.
  • Não misturar a massa de cimento sobre o pavimento para não criar saliências e tornar desconfortável a passagem do veículo.
  • Avisar à Seinfra sobre qualquer problema em sistema de drenagem – galerias, bueiros ou linhas d´água, através do número 3214-7216; portal da prefeitura – www.joaopessoa.pb.gov.br; twitter, rádio escuta da Prefeitura ou os delegados do Orçamento Democrático da região.