Prefeitura renova frota do Samu-192 para atender melhor a população

Por - em 134

“Reafirmamos nosso compromisso com a saúde e os serviços emergenciais”, disse o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, na solenidade de entrega de 16 novas ambulâncias para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), nesta terça-feira (28). As novas unidades terão equipamentos mais avançados como o ventilador pulmonar adulto e infantil, que é essencial para os casos mais graves. O Samu-192 atende aos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita, em um convênio com o Governo do Estado e o Federal.

De acordo como prefeito Luciano Agra, o Samu-192 presta um inestimável serviço à população da região Metropolitana da Capital e a renovação dos veículos representa a necessidade de manter o atendimento com excelência. Ele afirmou que os veículos antigos serão reaproveitados na rede de saúde pública do município, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos.

“Tenho os entendimento de dever cumprido em fazer esta entrega de ambulâncias. O Samu-192 é a prova de que uma boa gestão é fruto do trabalho de uma equipe empenhada e da disponibilidade de equipamentos apropriados”, disse o prefeito.

O Samu-192 realiza uma média de 140 atendimentos diários, com o envio de ambulâncias e, em sua maioria, são casos de acidentes de motos e crises convulsivas, conforme o coordenador-geral do Serviço, Cláudio Teixeira Régis. Além disso, o Samu-192 orienta a população quando recebe os chamados, por meio de uma equipe de médicos e avalia se há a necessidade do envio dos veículos.

A secretária de Saúde, Roseana Meira, destacou o trabalho realizado pela equipe do Samu-192, que contribui para o salvamento de vidas 24 horas por dia. “A saúde é prioridade para esta gestão e possui uma rede de saúde pública organizada para receber as pessoas atendidas pelo Samu-192. Nós trabalhamos para que a população tenha orgulho de ser atendida por nós”.

Compromisso – O prefeito Luciano Agra anunciou uma série de investimentos na área de saúde até o fim de sua gestão, em 2012. “Vamos adquirir novos edifícios para a instalações das Unidades de Saúde da Família (USF), que estão na esfera básica de atendimento, vamos entregar três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que se referem à esfera intermediária, e vamos refazer os telhados dos hospitais municipais, que formam a esfera de referência do atendimento em saúde”.

Ele também destacou a construção de um almoxarifado para a secretária municipal de saúde (SMS), a ser instalado no Distrito Industrial da cidade. “Nós estamos investindo em logística e este almoxarifado será climatizado, de forma a melhor condicionar os medicamentos, em uma iniciativa que só é realizada nos estados mais ricos do Brasil”.

A equipe do Samu-192 metropolitano de João Pessoa é formada por 60 condutores, 56 técnicos de enfermagem, 26 médicos, 19 enfermeiros, além de funcionários da parte administrativa. Das 16 ambulâncias, 13 são de suporte básico, sendo que três destas ficam de reserva, caso haja  problemas com as demais.

As outras três unidades são mais avançadas, contendo equipamentos como desfibrilador, monitor cardíaco e ventilador mecânico adulto e infantil. O atendimento do Samu também possui sete motolâncias e um veículo de intervenção rápida, útil para que a equipe chegue mais rápido onde a vítima estiver. A Central do Samu-192 funciona no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria e o número para atendimento é o 192.