Prefeitura restaura calçadas de 14 vias do Centro da Capital

Por - em 17

Quem trabalha ou frequentemente vai ao Centro da Capital fazer compras já percebe as melhorias realizadas nas calçadas das principais ruas e avenidas. A intervenção, realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), deve ser concluída até o final do próximo mês de dezembro.

O projeto de restauração engloba as calçadas de 14 vias, somando 23 mil metros quadrados. Alguns desses passeios públicos são as avenidas Miguel Couto e Visconde de Pelotas e as ruas Treze de Maio, Duque de Caxias, Padre Azevedo, Maciel Pinheiro e Tenente Retumba. Essa ação integra uma série de obras que a prefeitura realiza dentro do Plano de Ações Integradas (PAI).

João Azevedo, Secretário de Infraestrutura, explicou que a programação da Rua Duque de Caxias teve que ser prorrogada devido a um estudo de arqueologia, exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Um arqueólogo está fazendo o acompanhamento da obra. Todo o material escavado é peneirado, em busca de resquícios de sociedades passadas. Esse trabalho é realizado de forma mais lenta. Em seguida, é elaborado um relatório que é enviado ao Iphan. Porém, até o momento, nenhum resquício foi encontrado no local”, informou o secretário. Além de restaurada, a via será reurbanizada, incluindo iluminação, bancos e um novo monumento a Duque de Caxias.

Em todos esses passeios públicos do Centro, a prefeitura está retirando o piso antigo, que era bastante irregular e com presença de buracos (o que ocasionava risco para os pedestres), e substituindo por blocos intertravados. Outra melhoria é em relação à acessibilidade. Em todas as calçadas restauradas estão sendo construídas rampas de acesso para facilitar a locomoção de pessoas com necessidades especiais, atendendo a Norma Brasileira – ABNT NBR 9050/2004, além da implantação da sinalização táctil específica para o auxílio de pessoas portadoras de deficiência visual.

O trabalho de restauração das calçadas do Centro já foi concluído em alguns pontos, a exemplo do entorno do Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV), as calçadas laterais ao Paço Municipal, assim como as ruas Tenente Retumba e Desembargador Feitosa Ventura. A prefeitura está em ritmo de conclusão também das ruas Padre Azevedo e Maciel Pinheiro.