Prefeitura sorteia boxes do Centro de Comércio do Varadouro

Por - em 26

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizou na tarde da terça-feira (10), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, o sorteio dos boxes destinados às lanchonetes do Centro de Comércio do Varadouro (CCV). Construída numa área de quase seis mil metros quadrados, a obra tem previsão de ser concluída no final do mês de maio próximo e a estimativa é que consuma investimentos na ordem de R$ 6 milhões.

O projeto do centro comercial contempla 600 boxes, sendo 540 destinados ao mercado de produtos variados como bijuterias, vestuário, calçados, bolsas, óculos, entre outros. Os 40 restantes destinam-se à comercialização de alimentos.

Promessa cumprida – Com a conclusão do Centro de Comércio do Varadouro, encerra-se uma importante etapa na atual administração municipal: a promessa feita pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), em 2005, de absorver os comerciantes informais retirando-os das ruas e calçadas da cidade.

A PMJP já realocou os comerciantes em espaços planejados e com infra-estrutura pertinente às suas atividades: o Centro Comercial de Passagem (CCP), na Lagoa; o Shopping de Serviços na Rua Frutuoso Barbosa, no Centro, onde se concentram os sapateiros, amoladores, técnicos em eletrônica e outros profissionais que executam pequenos consertos; e a Feirinha de Tambaú, onde artesãos e donos de lanchonetes ocupam seus próprios boxes, construídos em alvenaria.

Em abril de 2005, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) cadastrou 1.200 comerciantes informais espalhados pelas ruas de João Pessoa. Hoje, 600 já estão em seus espaços dignos e definitivos, instalados em pontos de grande movimentação popular, o que lhes garante retorno dos investimentos. Na obra do Varadouro, o financiamento dos boxes é feito pelo Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender/JP) e os comerciantes terão um prazo de até 90 meses para quitar seu empréstimo.