Prefeitura transforma Centro da Capital em um grande arraial

Por - em 62

Cerca de 6 mil metros de bandeirolas e 50 balões foram utilizados para ornamentar as principais ruas do Centro Histórico, emprestando um clima de arraial às imediações do ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’. Os motivos juninos foram distribuídos nas três praças que são pólos da festividade. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com apoio de vários órgãos e secretarias municipais. A expectativa de público de 23 a 29 de junho é de 40 mil pessoas por noite.

Com relação às vias, uma das contempladas foi a tradicional Rua Duque de Caxias, que recebeu bandeiras e balões juninos em toda sua extensão.  A mesma ornamentação foi colocada em um trecho da Avenida Visconde de Pelotas, especificamente entre a lateral da Assembléia Legislativa até o Ponto de Cem Réis, na praça onde acontecem os shows.

Entre as três praças que estão recebendo a ornamentação junina está a Rio Branco, onde no primeiro dia de festejos, 23 de junho, ocorre o Festival de Emboladores. A Dom Adauto, que é o espaço reservado para o XV Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana, também está com o visual mudado pelas bandeirolas e balões. O Ponto de Cem Réis é o terceiro logradouro que virou um arraial. Afinal, é essa área que vai abrigar os shows dos artistas e a apresentação da cultura popular, além do camarote oficial da prefeitura.

Banheiros químicos – Com o objetivo de oferecer maior conforto ao público presente a garantir a limpeza nas imediações do evento, a Prefeitura de João Pessoa este ano está disponibilizando 47 banheiros químicos. Desses, 15 serão instalados só na Praça Dom Adauto, atendendo as pessoas durante os cinco dias de realização do Concurso de Quadrilhas Juninas. Os 32 equipamentos restantes ficarão no entorno do Ponto de Cem Réis.

Infraestrutura – O evento vai contar ainda com nove veículos do Serviço de Antendimento Móvel de Urgência (Samu), cuja base de serviço ficará na Avenida Visconde de Pelotas, nas imediações do Ponto de Cem Réis. Quatro deles são ambulâncias. Outros quatro são motoambulâncias, que é uma das novidades deste ano, além de um veículo de apoio.

A Funjope também solicitou apoio ostensivo das polícias Civil e Militar, além da presença do Corpo de Bombeiros na festa, garantindo assim a tranqüilidade para o público durante todas as noites dos festejos juninos. A quantidade de efetivo será definida pelas corporações em cada dia da festa.

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai disciplinar o fluxo de veículos nas imediações da festa. Enquanto isso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) ficou responsável pela distribuição das barracas de bebidas e comidas, beneficiando 162 ambulantes. Outra pasta que está dando suporte ao São João na capital é a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), para a qual foram solicitadas equipes com atenção especialmente voltada às praças do Ponto de Cem Réis, Rio Branco e Dom Adauto.

Camarote – O camarote oficial da Prefeitura de João Pessoa foi instalado no Ponto de Cem Réis, na lateral da Rua Duque de Caxias. Ou seja, em frente ao palco de shows e ao lado da tenda da cultura popular.

Tenda da cultura popular e palco de shows – A tenda onde vai se apresentar os grupos da cultura popular foi armada do lado direito do camarote. Em formato arredondado, o espaço destinado aos artistas possui 20 metros de diâmetro, com estrutura de piso.

Enquanto isso, o palco de shows possui 15 metros de largura por 12 metros de comprimento. No back stage (parte de trás do palco, ou área reservada para artistas e equipe técnica), estão sendo instalados três camarins climatizados e duas tendas de apoio. A estrutura contará ainda com um gerador de grande porte, com 18KVAs, usado para garantir energia ao evento.